segunda-feira, 25 de julho de 2011

GARNIZES - Cuidados com pintinhos.

Após alguns anos tentando criar garnizés, pude perceber que os pintinhos são muito delicados, facilmente morrem devido frio, chuva, vento, além de serem pequeninos (até na idade de franguinhos ainda são muito menores do que os de galinha nomal), que os deixa mais vulneráveis.
Minhas galinhas já tiraram vários pintinhos, mas raramente algum chega à idade adulta.
Resolvi tomar uma atitude: ao nascerem, retiro-os da mãe e crio na mão.
E deu certo. Coloco-os no galinheiro somente quando tem idade e tamanho suficiente para ficarem menos susceptível às intempéries da vida em uma galinheiro.
Veja abaixo um pintinho recém-nascido na incubadora.

After a few years trying to create garnizés, I realized that the chicks are very delicate, easily die from cold, rain, wind, and they are tiny (up to the age of chicken are still much smaller than the nomal chicken), which leaves them most vulnerable.
My hens have taken many chicks, but rarely one reaches adulthood.
I decided to take action: at birth, remove them and create the mother's hand.
And it worked. I put them in chicken only when it has sufficient size to age and become less susceptible to weathering life in a henhouse.
See above a newborn chick.

25 comentários:

  1. Olá. Tudo bem?
    Já fazem dois anos que crio galinhas miniaturas,especificamente, Belgians D´Uccle White. Comecei por acaso, quando um amigo me incentivou a fazer algo, devido eu ter de deixar o trabalho para cuidar de minha mãe muito doente. daí nasceu uma paixão!
    Quando nasceram os primeiros pintinhos,de apenas um casal que eu possuía somente metade dos ovos eclodiram. Daí em diante eu aprendi a recolhe-los todos os dias, limpar, datar, guardar na posição correta e também a deixá-los em um lugar com a temperatura mais adequada.
    Hoje, possuo oito galinhas botando e botam muito! Cuido da alimentação, higiene,etc. No momento tenho uma garnisé comum que chocou 10 ovos das galinhas de raça e teve nove pintinhos. Só selecionei ovos com até 7 dias para a choca.Estou obtendo resultados de cerca de 80 a 90% nos nascimentos. Outras duas Belgians terão seu pintinhos nos próximos dia 4 e 10/10. Creio que ao todo, terei uns 30 a 32 pintinhos.
    para não perdê-los, enquanto não tenho chocadeira e criadeira, levo as galinhas que estão chocando para local separado e tranquilo. Quando nascem os pintinhos, os mantenho, a galinha e os filhotinhos, em local também
    aquecido, com cama de capim bem fino, e abrigado de correntes de ventos. Até hoje, só perdi dois!
    Gostei demais da sua dica de cuidar dos pintinhos na luz. creio que ficam mais mansos mesmo. Mas ainda não tenho essa coragem!
    Bom no mais , gostei bastante do seu blog. Não deixe de postar idéias!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Etiene, que bom que gostou! Traga experiências para compartilharmos, posso fazer postagens esoeciais com suas dicas! Eu também adoro garnizés, mas tenho muita dificuldade em criá-las, por isso vim até aqui trocar ideias. Elas parecem ser menos resustentes wue galinhas normais. As minhas são garnizés comuns, mas há estatísticas de que quanto mais apurada a raca (de qualquer animal), menos rústicos e resistentes! É uma pena! Como já tenho muita dificuldade em criar as comuns, não arranjei de raca, embora eu me interesse! Além de delicadas, os pintinhos, por serem menores, são presas mais fáceis de predadores, como gaviões, meu problema atual! Vou fazer uma postagem sobre esse assunto específico! Obrigada pela participacão e conto fom sua colaboracão por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá boa tarde gente, td bem com voces dois?
      olha estou com um casal, e resolvi criar pois o galinho minha irmã pegou na ratoeira..calma vou contar como td aconteceu.
      certo dia minha irmã colocou uma ratoeira na casa dela e via que não pegava nada de ratos né, dai numa tarde meu telefone toca,.. Anderson.. Anderson... vem aqui em casa pq tem um negocio piando aqui na cozinha e esta na ratoeira, bom pensei deve ser um "pintinho" ou coisa parecida né, pq veja bem ratoeira é pra pegar ratos e não "pintinhos" né... mais bom, fui até lá e avistei um "pintinho" mesmo na ratoeira.. ksksk.. desde então resolvi cuidar desse "pintinho", ele tinha quebrado a patinha e não andava direito, mais resolvi cuidar dele, mais não sabia q iria virar um "GALO" tão docil e legal de se tratar. pois bem cuidei dele por 5 meses direto, ele hoje esta aqui em casa em bom estado e com sua patinha saradinha e agora com uma companheira, alias que homem hj em dia vive sem a sua né gente... kkkkk bom é isso gente, e espero contar com voces agora pra me ajudar a " como cuidar deles" não sei nada sobre e gostaria saber muito, alias agora tenho outra familia para cuidar né. abraços e desde já agradeço pela atenção ! meu email é anderson.bar.cellos@hotmail.com qualquer coisa me add

      Excluir
    2. Anderson, que historia boa!!! Muito bacana!!! Volte sempre com contribuicoes por aqui!!!

      Excluir
    3. Ah, que legal este carinho com o pequenino! Já que ele tem uma companheira agora, você vai ver como isso se multiplica!Prepare-se!
      Adorei!!!!

      Excluir
    4. Pessoal, bom dia! Tinha um casal de garnizé, porém nao sei a raça. O galo tinha uma mutação genética e as penas eram todas espetadas. Como ele era branco, o chamávamos de PIPOCA, afinal parecia uma! A Galinha é igual uma caipira, porém pequena! O galo acabou morrendo numa chuva forte que teve aqui em SP, mas a galinha sobreviveu e deu cria a dois pintinhos garnizés. Um era igual ao pai, espetadinho! Porém este sumiu da minha propriedade! Acredito que algum outro animal comeu, pois tenho muros que chegam a 3 mts e meio. Agora me restam apenas a galinha e um filhote, que por sorte é galo (os dois garnizés). Vocês costumam vender esse tipo de animal ou apenas criam? E se caso vendem, qual o preço médio por cabeça? Desde já obrigado!

      Giaccomo Voccio
      giaccomooliveira@msn.com

      Excluir
    5. Respondido em
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2013/05/duvida-comercio-de-garnizes.html

      Excluir
  3. vlw obrigado... espero poder ajudar e ser ajudado. kkk abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traga sempre que puder contribuições, serão bem-vindas!

      Excluir
  4. olá gente ... Minha galinha resolveu cometer suicidio e ficou 5 ovos que ela estava chocando, eu os peguei e fiz uma chocadeira com izopor luz coisa e tal um ovo estava rachado e eu jogei fora um eu quebrei por acidente e o outro eu resolvi quebra pra ver c tinha alguma coisa dentro e tinha merdão que eu fiz mas enfin ficou dois ovos
    hoj um deles nasceu e o outro nao sera que ele ainda tem chance d nas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaim, respondido em
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2013/01/duvida-descarte-de-ovo-apos-incubacao.html?m=1

      Excluir
  5. Pela segunda vez minhas garnize choca e nao tira uma choco 12 ovos e nao tiro ai fuui e troquei o galinho ai coloquei outra garnize chocar 14 avos e nao tiro tbm ..pq seraa ?
    Se poder responde no meu imail waismangarcia.wg@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2013/08/duvida-garnize-choca-e-nao-nasce.html

      Excluir
  6. Eu tenho alguns casais, eles são lindos, porem os pintinhos por serem bem pequenos muitos gatos vem e matam. esses dias consegui salvar um de ser comido, porem ele nao consegue andar e está muito tristinho, oq tenho q fazer, como alimentá-lo? Por favor me de uma ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/05/duvida-pintinho-atacado-por-gato.html

      Excluir
  7. Olá possuo uns pintinhos garnize já enpenados que tirei na lâmpada. Só que um deles acorda as vezes no meio da noite ou madrugada gritando muito. E pela segunda vez encontro ele desmaiado. Sem reação nenhuma. Pego o mesmo e fico fazendo carinho até acordar. O que é isso? É normal eles sairem correndo e gritando de noite? Ele pode morrer assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/01/galinhas-pintinho-piando.html?m=1

      Excluir
  8. Minha galinha garnize ta chocando a 22 ,dias e nada de pintinho eles são micro muito pq será q é ela não consegue aquecelos o suficiente não sei o q fazer .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/06/galinhas-aquecimento-de-ovos-no-choco.html?m=1

      Excluir
  9. Possuo duas galinhas e um galo granizo. As crio mainha casa, entre prédios, meu quintal e sol. Elas vivem muito bem aqui, mas desde que o galo começou a cantar tem ficado difícil permanecer com eles. Inclusive já arrumei um novo lar pra eles, um sítio de amigos, onde sei que serão bem-vindos.
    Mas minha maior preocupação são os gaviões, pois aqui em casa (Santos/SP) tem um que fica rodeando. Minha casa tem porão e elas costumam se abrigar lá quando ele aparece. Por este motivo, pensei em criar cabanas de madeira (presas por speks no chao), espalhar umas 4 pelo terreno, pra fugirem/abrigarem em uma hora de desespero.
    O que acha da minha ideia? Será que é viável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/08/galinhas-construir-abrigo-para-garnizes.html?m=1

      Excluir
  10. ola minha pergunta é tenho 2 ovos azuis quero por p chocar mais ja faz 3 meses que tenho guardado kero saber sera que esta bom ainda pra chocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/10/galinhas-viabilidade-de-incubacao-de.html?m=1

      Excluir
  11. Tenho alguns garnizés e notei que algumas das minhas aves criaram um tipo de Cascão nas patas queria saber se por causa do ambiente em que eles vivem ou é alguma doença ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/10/galinhas-cascao-nas-patas-das-galinhas.html?m=1

      Excluir