sexta-feira, 25 de novembro de 2011

GALINHAS - CHICKEN - Como fazer galinha sair do choco

CHOCO

Ha alguns relatos que indicam a separacao da gaiola em pequena gaiola e mantê-la sem comida e água, dando banhos diários.
Porem, essas atitudes sao discutiveis, pois podem afetar a saude da galinha.
Uma indicacao mais saudavel seria separar a galinha em local isolado das outras, oferecendo alimentacao (comida e agua adequadas), especialmente racao para postura, ate que ela perca o choco.
O banho tambem pode ser nocivo, devido o dano que a agua na cloaca pode causar (vide colaboracao de comentaristas abaixo).


41 comentários:

  1. Oi amigo.
    Desculpe-me o comentário, mas não concordo com a questão de dar banhos frios em galinhas chocas. Eu sei que a sabedoria popular diz estas coisas, mas NÃO AS FAÇO NUNCA!
    Eu procuro tratar meus animais com todo respeito e carinho e por isso creio que essa prática causa muito sofrimento. Outro dia uma galinha da minha amiga e vizinha foi vitimada por esta prática e morreu. Não suportou os banhos!

    ALGUMAS DICAS DE MANEJO QUE UTILIZO:

    1) Impedir que as aves passem a noite nos ninhos
    2) evitar a redução do fotoperíodo ( Tempo que uma planta ou animal precisam ficar expostos à luz, diariamente, para seu desenvolvimento normal.)
    3) Recolher os ovos várias vezes ao dia
    Ou,
    4) separar as galinhas chocas do ninho, oferecendo alimento em abundância e luz por 48 horas seguidas. ( saem do choco em dois dias!) Eu tenho uma gaiola grande só para este fim!

    Aprendi que o peito da galinha em contato com os ovos, estimula a liberação de prolactina, o que significa estimular o choco e inibir a produção de estrógeno, que é responsável pela postura de ovos.
    Como vê, é algo natural e fisiológico, onde questiono banhos frios e outras técnicas que julgo agressivas.

    Adoro seu blog e peço perdão pelo comentário. Se não achar conveniente, pode excluir.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Etiene, agradeço seu comentário e digo que abri o espaço justamente para o diálogo, que cada um possa manifestar sua opinião, trocar experiências, ainda que discordar!
      Nem tudo que eu posto eu pratico com os meus animais. De uma maneira geral, a política ideológica do blog é não incentivar, estimular, divulgar produtos, marcas, práticas as quais eu abomino, discordo radicalmente (como quando se trata do delicado assunto do teste em animais).
      No mais, eu conto experiências pelas quais eu passei ou mesmo que soube por alguém, que vi alguém praticar. Eu só deixo de dar dicas quando sou absolutamente contra por violar radicalmente meus princípios!
      No caso do choco, eu particularmente jamais dei banho frio. Uma, porque eu fico contente quando minhas galinhas ficam chocas, sobretudo porque já passei por dificuldades em tê-las chocando, então quando as tenho, não quero perder o choco! Duas, porque tenho, cada vez mais, me afastado de técnicas antinaturais com qualquer animal. Esse assunto daria uma longa conversa, nos últimos meses passei por um sofrimento enorme com um animal que me fez rever muitas posições (eu já pensava diferente da maioria, mudei ainda mais). Enfim.
      Mas o fato existe e, como as pessoas procuram dicas parar cessar o choco, essa do banho é uma muito usada. Claro que em época de frio não é indicado, aves são homeotérmicas (têm sangue quente), como nós humanos, e uma hipotermia (baixa temperatura) pode causar dano (como você citou, foi fatal).
      Porém, é uma alternativa "caseira" da qual a alguém pode ser útil, ainda que utilizada com cuidado com a ave, entende? Ou seja, é uma opção que se feita adequadamente, pode trazer resultados.
      Em todo caso, achei suas observações muito interessantes! Convido-a a fazer uma postagem sobre isso, topa? Com certeza vai enriquecer o assunto! Aguardo!

      Excluir
    2. Olá amigo.
      Creio mesmo que você é como eu que trata os seus animais respeitando ao máximo sua natureza. Esse assunto dos banhos é realmente polêmico , mas sempre procuro conversar com os meus vizinhos e onde surgir o assunto. Eu não sou a dona da verdade, Jamais! Mas busco muita informação para lidar com meus animais para cometer o mínimo de erros possíveis e consequentemente fazê-los sofrer.Não gosto da coisa muito comercial , apesar de não ser contra a comercialização,sabe? Só gosto da coisa com mais amor entende? Eu não sou veterinária, nem bióloga ou algo assim, Na realidade estudei artes, só para você ter uma ideia... Por isso mesmo não sou doutora no assunto. O meu conhecimento vem de muita leitura . Meu assunto predileto na internet é galinha.
      Eu leio bastante e diariamente desde que comecei a criá-las, ha três anos. Eu criei faz uns meses, uma página no Facebook chamada " Chicken Place Galinhas Ornamentais" onde posto bastante sobre o manejo e também curiosidades sobre galinhas e justamente ontem, quando te mandei o comentário, tinha feito uma postagem com algumas destas informações. Mas são fontes de pesquisas que encontro na internet mescladas às minhas próprias experiências. É isso... O que sei e pratico, não é diferente do que já te escrevi acima.
      Sempre passo pelo seu blog. Acho o máximo!. Inclusive, já coloquei um link da sua página lá e com certeza, o farei mais vezes.
      Grande abraço. Obrigada pela atenção.

      Excluir
    3. Legal, Etiene, e sobre a postagem? Aceita?

      Excluir
    4. Muito legal essa troca de conhecimentos.............................vou fazer dessa forma tirar o choco das galinhas......................eu antes deixava-as no ninho sem ovos................assim vai ser melhor e sem sofrimentos....................tudo de bom

      Excluir
    5. Ataliba, tem razão, é sempre enriquecedor trocar experiências! Fique à vontade caso queira compartilhar as suas conosco e seja bem vindo!

      Excluir
  2. Proposta aceita amigo! Mande-me instruções...

    ResponderExcluir
  3. Eu me chamo Luisa, sou Veterinária no Rio Grande do Sul e coordeno a criação de mais de 2.500 galinhas poedeiras de uma GRANJA. Isso aí que você mandou fazer se chama maus tratos contra os animais dá cadeia e multa, deixar a galinha ou qualquer outro animal fechado sem agua e nem comida pode deixar o animal estressado, desnutrido e ele acabar se ferindo para matar a propria fome e sede mesmo por poucos dias. Quanto ao banho, diz " A BURRICE POPULAR" que tira o choco da galinha pode até tirar, mas ocasiona serios problemas se entrar agua pela na cloaca da galinha. E sim, deve-se separa-la das outras inclusive porque galinhas chocas ficam muito irritadas e briguentas, coloca-la numa gaiola ou galinheiro sozinha, SEMPRE TER AGUA LIMPA NO BEBEDOURO E OFERECER UMA RAÇÃO QUE SE CHAMA POSTURA, QUE POSSUI OS HORMONIOS NECESSARIOS QUE FARÃO ELA VOLTAR A BOTAR OVOS E ESQUECER DO CHOCO, mas como tudo na vida tem um tempo deve-se esperar, pois o choco faz parte da natureza do animal.. Então o senhor por favor se oriente e não poste besteiras no seu blog. Sem Mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luisa, bom dia. Primeiramente, queira se identificar com email de contato para que possa responder diretamente a voce.
      Segundo, o blog nao MANDA (nem poderia) ninguem fazer nada, cada um faz o que a lei permite e acha conveniente, Aqui ha troca experencias, relatos etc.
      Realmente, deixar o animal sem comida e agua eh um fato com o qual discordamos.
      Eu te convido a fazer uma postagem (dando os devidos creditos) sobre como tirar o choco de galinha de maneira saudavel, voce gostaria?

      Excluir
    2. Veterinária egocêntrica e mau educada. "Burrice popular" o único animal burro que vi aqui é você. Volte para faculdade e aprenda a lidar com público. Não colocaria animal nenhum na sua mão. E outra o forum é do cara. Quer cantar de galo crie o seu.

      Excluir
    3. Oi, Otavio, tudo bem?
      O blog é meu e todos são bem vindos e podem se expressar, mas vamos evitar ofensas. Opinião e argumento contra também são aceitos, mas vamos dar uma segurada. Agradeço o apoio!

      Excluir
  4. Dou umas gotas de NOVALGINA para tirar a FEBRE.Funciona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber uma segunda opinião sobre dar novalgina para a galinha sair do choco

      Excluir
    2. Urgelio, sugiro que voce consulte um vet. Novalgina (dipirona) é medicamento humano e o organismo das aves tem um funcionamento bem diferente. Algumas medicações podem ser fatais!

      Excluir
    3. Eu me chamo Marco Aurélio. Eu crio umas 80 as vezes tenho uma galinha jururu no cantinho so se mexia se chegasse perto entao resolvi o problema quando perdi 2 galinhas resolvi sozinho..peguei a metade de um dorflex esmaguei coloquei 1 ml de agua e dei na boca dela .fiz isso em 2 vezes e nao perdi mais nenhuma galinha.

      Excluir
  5. Bom dia, gostaria de saber uma informação por favor, hoje minha galinha tirou apenas 2 pintinhos de 6 ovos q ela estava chocando, como quero aumentar a minha criação de aves pretendo comprar uns 4 pintinhos na casa de ração, e pretendo coloca-calos para serem criados por esta galinha pois outro mes aqui outra galinha tirou 7 pintinhos e todos sobrviveram e estão todos saudaveis, então gostaria de saber se esta galinha q esta apenas com 2 pintinhos aceitaria criar outros 4 que não são dela? E como devo faze-lo para inceri-los nesta galinha?

    Aguardo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Você pode sim inserir novos pintinhos para que sua galinha crie, mas, tem que ser pintinhos de idades próximas das dos seus pintinhos. Para inseri-los coloque-os em baixo da galinha para que eles adquiram o cheiro dela segure durante uns dois minutos, sem que ela possa se afastar deles e depois pode solta-los que ela vai acostumar logo com eles.

      Excluir
    2. Ok, muito obrigado pela resposta, vou fazer como vc me explicou, acho melhor pois algumas pessoas me diseram para eu furar uma caixa de papelão com 10 furos em ambos os lados e colocar a galinha junto com os pintinhos debaixo da caixa e aguardar de 3 a 4 dias ate ela acostumar com eles, mas não achei certo fazer deste modo fiquei com receio de eles morrerem sufocados e com falta de agua e comida. Mais uma vez obrigado pela resposta.

      Excluir
    3. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/11/duvida-galinha-com-pintinhos-adotivos.html

      Excluir
    4. sempre que preciso juntar ninhadas de pintos da mesma idade eu coloco debaixo da galinha a noite. sempre funcionou.

      Excluir
    5. Entao,eu fiz isso e nao deu certo a galinha bateu demais neles e tive que separar

      Excluir
  6. ola amigo boa noite, eu gostaria de saber quanto tempo uma galinha choca voltar a prouzir ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/05/galinhas-em-quanto-tempo-galinha-volta.html?m=1

      Excluir
  7. Acredito que o melhor e, separar a ave em uma área confortável, dar alimento e água normalmente. Deixar que a fase passe naturalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Vilmar, também acreditamos que opções naturais são as melhores! Volte sempre!

      Excluir
  8. Bom dia
    Eu tenho alguns animais da raça RODILAN, acho que é assim que se escreve. E tenho uma galinha dessas que aqui no nordeste se conhece por GALINHA DE RAÇA Pois bem, as outras quatro não chocam, mas a de raça, esta sim. Eu resolvi deitar os ovos com esta galinha e ela comeu os dez ovos que deitei, então fiquei só com ela choca, e ocupando o mesmo ninho que as outras põem.
    Aí tive uma idéia para fazê-la largar o choco, simplesmente amarrei ela dentro do galinheiro de forma que ela não teve mais acesso ao ninho. Continuei alimentando normalmente e dando água para beber, e junto com as outras, e, em poucos dias, naturalmente, ela largou o choco.
    Se alguém puder me orientar de como posso fazer com que a galinha coma os ovos enquanto choca, me ajude. Só não quero queimar o bico dela como fazem algumas pessoas que querem se livrar do problema mais facilmente, até porque, logicamente, ela vai precisar do bico para se alimentar, e cuidar dos pintinhos.
    Um abraço, e parabéns pelo nível dos participantes.
    Estou tendo problemas com minha conta para publicar minha pastagem, por isso publiquei como anônimo, mas estou deixando meu email, caso alguém queira me escrever.
    isacnazarenos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/12/galinha-galinha-come-ovos.html?m=1

      Excluir
  9. Houve erros de digitação, e como sou muito exigente com relação a isso, peço desculpas aos leitores.
    Onde se lê " pastagem " seria " postagem "

    ResponderExcluir
  10. Outro erro
    Não quero que a galinha coma os ovos, quero que ela pare de comer.

    ResponderExcluir
  11. Outro erro
    Não quero que a galinha coma os ovos, quero que ela pare de comer.

    ResponderExcluir
  12. Oi tenho uma galinha de 7 meses ela já botou 18 ovos não falhou nem um dia faz 2 dias que ela está diferente anda toda arrepiada e fica rodeando o ninho está choca mas esses dois dias continuou a botar e normal botar mesmo entrando choco? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/06/galinhas-postura-e-choco.html?m=1

      Excluir
  13. Uma pergunta
    Apos ter separado a galinha dos pintinhos, quantos dias leva para ela voltar a postura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/07/galinhas-postura-apos-pintinhos.html?m=1

      Excluir
  14. Boa tarde primeiramente quero agradecer pelo carinho e respeito que vc vem respondendo as minhas duvidas tenho um casal de garnize não são legítimo eles tem 6 messes são dois irmãos existe problemas dela estar chocando ovos do próprio irmão.? Ou posso me tranquilizar e também por ser a primeira choca existe possibilidade dos ovos não ter sido fecundados. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/07/galinhas-animais-parentes-e-primeira.html?m=1

      Excluir
  15. Tenho uma galinha caipira e ela botou 38 ovos depois ela entrou no choco isso é normal?

    ResponderExcluir