segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

GALINHAS - Identificando doencas pelos sinais externos.


Legenda:
PARTE CORPO ATINGIDA -
Sinal - causas possiveis.


CORPO-
Emagrecimento - falta de alimentacao; deficiências nutricionais; leucose linfóide; enterite; impactação na moela; tuberculose; desconhecido.
Crescimento retardado, irregular - impactação na moela; doença bluecomb; envenenamento alfatoxin; sinovite; ovos para incubação contaminados.
Inchacos - ruptura saco aereo, edema.
Espasmos, espasmos muscular - botulismo, doença infecciosa bursal.
Tremor - tremor epidemico; encefalite (dano cerebral).
Paralisia - botulismo, doença de Marek, artrite, intoxicação por aflatoxinas; tremor epidemico.
Desidratação - aguda falta de água; coccidiose, doença infecciosa bursal; desequilíbrio nutricional da dieta de sais.
Alteracoes nervosas - histeria; intoxicação por drogas; Newcastle; infecção por fungo.
Deitada sobre o peito, pernas paralisadas - envenenamento por algas, falta aguda de água; envenenamento jasmim amarelo; botulismo; toxicidade de drogas.

PENAS -
Úmida sob as asas - coriza infecciosa.
Depósitos na base de eixos - piolhos ou ovos dos ácaros.
Penas sujas - coriza infecciosa, infecção do olho.

PELE -
Pigmentação excessiva - produção pobres;alta ingestão de pigmentos.
Nódulos, principalmente nas pernas - Doença de Marek.
Pálida - anemia; deficiências nutricionais de ferro, cobre, vitamina B12.
 
CABECA -
Inchada - ruptura saco aéreo; coriza infecciosa; lesão, doença de Newcastle.

CRISTA -
Extremidades vermelhas e brancas - congeladas.

OLHOS -
Aquosos - Coriza infecciosa.

FACE -
Nódulos bouba.

NARINAS - Escorrendo - Coriza infecciosa, doença respiratória crônica, bronquite infecciosa; gripe.

BOCA -
Pústulas - deficiência nutricional por falta de vitamina A.Crostas nas margens - deficiências nutricionais ácido pantotênico ou biotina.Bico mole, flexivel - deficiências nutricionais de vitamina D ou cálcio-fósforo desequilíbrios.Camada branca sobre a língua - forma úmida da varíola aviária.
Úlceras - micotoxinas; lesão química.

BARBELA -
Inchados, bulbosa - Coriza infecciosa; cólera aviária.Nódulos, carocos - bouba.

PESCOCO - Paralisia (pescoço caido) - Botulismo; envenenamento jasmim amarelo.
Torcido - doença de Newcastle; cólera aviária, infecção cerebral; injeção imprópria de vacina de Marek.Retraído sobre o dorso - doença de Newcastle; deficiência nutricional por falta de tiamina.Recolhido sob peito - deficiência nutricional por falta de vitamina E; doença de Newcastle.Escamoso, áreas de necrose - injeção indevido de drogas; outra lesão.

PATAS -
Paralisia - Doença de Marek; botulismo; calor stoke; tremor epidemico; camada de gaiolafadigante; deficiência de vitamina E; envenenamento por algas; jasmim amarelo(envenenamento); falta aguda de água.Áspera, descamativa - bouba; ácaro perna escamosa.Inclinadas, fracasdeficiência nutricional por falta de vitamina D; osteodistrofiaCurvaturas osso - deficiência nutricional por falta de vitamina D.Inchaço das articulações - Sinovite infecciosa; paratifóide; pullorum; deficiência de zinco; estafilococoses; tenossinovite, artrite.Tendão do jarrete deslocadas - perosis (deficiência nutricional por faltade manganês ou de colina).Desequilíbrio no andar - Tenossinovite.Despigmentadas - deficiência nutricional por falta de vitamina A; coccidiose; qualquer grau baixo de doença de desenvolvimento lento (por qualquer período de tempo).Dedos torcidos - genético.

PES -
Articulações fixas - Tenossinovite.InchadosSinovite infecciosa; Bumblefoot.Dedos dos pés curvados - deficiência nutricional por falta de  riboflavina; genética, manejo deficiente.Patas rachadas, dermatite - deficiência nutricional por falta de de biotina ou ácido pantotênico, manrjo deficiente.
Caminha sobre os dedos dos pés - TenossinoviteDedos torcidos - genético.

EXCREMENTOS (FEZES) -
Profusao (muito, em excesso) - Enterite;  excesso volumoso na dieta.Sangrenta - Cecal coccidiose, doença de Newcastle.
Verde - baixo consumo de ração; bile não diluída.Amarelo-enxofre - Cravo.Amarelo-claro ou verde-amarelado - Tifóide ave; cólera aviária.Espumoso - Parasitas intestinais (protozoários).

PRODUCAO DE OVOS -Severa queda súbita - doença de Newcastle, bronquite infecciosa, laringotraqueíte; influenza-A, má gestão de micotoxinas, (sem luzes, ração ou água)Insatisfatória - Coriza infecciosa; cólera aviária, doenças respiratórias crónicas; dieta deficiente; moela impactada; bouba; hepatite; piolhos, ácaros; ascarídeos; Capillaria; leucose linfóide; coccidiose; enterite; pulorose; tifo; aflatoxicose; infecção por adenovírus; toxinasOvo amassado, despigmentado - Enterite necrótica; bronquite infecciosa.
Pausa de produção - Tremor epidemico.Pobre qualidade da casca - doença de Newcastle, bronquite infecciosa, infecção por adenovírus; dieta deficiente; T-2 micotoxina.

MORTE - Instantâneas, poucos ou sem sinais previos - ruptura da aorta, falta aguda de água; cólera aviária; superaquecimento, gordos, síndrome hemorrágica hepática.
Alta mortalidade - Cólera aviária, erisipela, doença de Newcastle; agudaaflatoxina; coccidiose; botulismo; veneno; síndrome fígado gordo hemorrágica.
Fonte
Escurecida, arroxeadaErisipela; cólera aviária, septicemia; lesão.
Inchada - Coriza infecciosa, doença de Newcastle;  deficiência nutricional por falta de vitamina A; E. coli.
Grandes, inchadosInfecção por micoplasma.
Sangue no olho - Anemia hemorrágica.
Pupila irregular, cegueira - Doença de Marek.
Crostas sobre as pálpebras - deficiência nutricional de vitamina-A; pox aves.
Cataratas - Tremor epidemico.
Cegueira - bouba; aspergilose; Arizona paracolon; paratifo.Aquosos, vermelhos, inflamados, fechados - Laringotraqueíte e amónia queimar, doença de Newcastle; deficiência nutricional de vitamina-A.
Erupções, nódulos - bouba.
Brancas, escamosos, poeirenta- Favo.

Ventilação irritada - ácaro; piolho (ocasionalmente).
Gangrenosa, verde - hemorragia, artrite, dermatite gangrenosa.
Escamosa no quadril - auto-mutilacao, infligido por outras aves.
Áreas com crostas - Erisipela; crosta; dermatite gangrenosa.
Escurecida, arroxeadaErisipela; cólera aviária.
Úmida, edematosa, necrotica - Dermatite necrótica, diátese exsudativa.
Nódulos mais ventilação - Vermes (raro).
Quebrada na parte superior da coxa - auto-mutilacao.
Comer pluma - Nutricional por deficiência de metionina.
Despigmentadas - deficiências nutricionais-lisina, ácido fólico ou de ferro.
Penas encolhidas - piolhos; nutricional por deficiência de metionina; aves não debeaked.
Perda - muda.



142 comentários:

  1. Olá amigos e demais seguidores do blog!

    Acho de muita valia as dicas, sugestões e trabalhos desenvolvidos. Tenho consultado e aprendido muito!
    Estou com uns problemas com minha mini garnizé e gostaria de saber se podem me ajudar. É o seguinte: adquiri uma mini garnizé a pouco tempo e ela logo em seguida entrou em choco. Estava tudo bem, isolada em uma gaiola grande para ficar em paz, até que percebi uma espécie de "casquinha" em seu olho. Estranhei pois sabia q não era resultado de uma briga...
    No outro dia, esta casquinha estava maior e tb havia uma na barbela logo abaixo da orelha. O olho começou a ficar fechado e inchado, então providenciei uma limpeza com chá de camomila e tansagem morninho... Procurei informações na internet, mas não achei nada muito claro, por isso recorro a ajuda de vcs... O q pode ser? Como devo proceder...
    Estou bastante preocupada, desde já agradeço qualquer opinião e dicas.
    Posso mandar foto, caso auxilie na identificação.

    Forte abraço a tod@s
    Shada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2013/10/duvida-garnize-com-casquinhas.html

      Excluir
    2. eu tenho uma galinha q colocou dois ovos a um tempo é uma garnizé ela n tem macho dps de um tempo ela n ta comendo e está triste n anda muito minha mãe já deu remédio a ela pra ver se melhorava e nada ela tem falta de apetite oq pode ser? ela parou de botar ovos minha mãe acha q ela esta tentando botar ovos mais n consegue

      Excluir
  2. Bom dia, amanheceu uma galinhola minha com o pescoço esticado caido parecendo fraca mal caminha qual a possível doença???? Alguém pode me ajudar???
    Evandro
    meu e-mail elcomin@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2011/12/galinhas-identificando-doencas-pelos.html

      Excluir
  3. Grato, vacinei com terramicina LA 1/2 ML no musculo e coloque na água, resolveu foi tiro e queda. Grato. Evandro Comin

    ResponderExcluir
  4. tenho uma galinha com uma ferida feia na cloaca difícil de cicatrizar e fedida, se alguem souber como tratar agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:

      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/02/galinhas-cloaca-machucada.html

      Excluir
  5. Tenho um galo de raça gigante, ele ta com dificuldade pra andar, perdeu as forças das pernas..
    Quem pode me ajudar a cuidar do meu galo.. Meu telefone para contato. 19982597581.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/10/galinhas-galo-parou-de-andar.html?m=1

      Excluir
  6. Tenho algumas galinhas e tem ums com o pescosso inchado q doença e essa como posso trata-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/01/galinhas-inchaco-pescoco.html?m=1

      Excluir
  7. Tenho algumas galinhas e tem ums com o pescosso inchado q doença e essa como posso trata-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/01/galinhas-inchaco-pescoco.html?m=1

      Excluir
  8. Tenho um frango que está apresentando queda cabeça com pescoço esticado, asas caídas e fraqueza nas pernas, o que pode ser? Como tratar? Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/01/galinhas-frango-com-cabeca-caida.html?m=1

      Excluir
  9. Quero agradecer a ajuda que sempre tenho todas as vezes que venho aqui. Vcs são muito bem organizados, claros, e precisos nas informações.sou muito
    grato a este blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço! Na verdade, eu sou apenas uma pessoa! :-) e o Blog é um hobby.
      E o meu objetivo é esse mesmo, disseminar informações sobre a natureza em geral. Considero todas as participações e comentários. Respondo a todos. Pesquiso quando não sei e dou abertura aos leitores para contribuirem com suas experiências, sugestões, dúvidas e histórias!
      Juntos faremos um mundo melhor!
      Se puder, divulgue o blog!

      Excluir
  10. Tenho uma pintinha de três meses. Ela está com uma baba no bico e a língua parece caída pra dentro da garganta. Tem apetite mas não consegue comer por causa da baba.O que pode ser? Desde já agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/03/galinhas-pintinho-babando.html?m=1

      Excluir
  11. boa noite... tenho dois franguinhos de estimação, um delas estava bem e no dia seguinte quando fui dar de comer ele estava sem andar com as juntas das perninhas bem inchadas... ele não andou mais, tem comido bem, mas esta com a junta bem ferida... vocês sabem o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/04/galinhas-frango-com-articulacao-do.html?m=1

      Excluir
  12. tenho 1 casal de mini garnizes de 6 meses e ambos apareceram com um nodulo sobre a articulaçao (joelho) de uma das pernas,endurecida e dolorosa , os 2 mancam , ja faz pelo menos 2 semanas e nao diminuiu, estao espertos e se alimentando bem , o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/04/galinhas-pintinhos-com-problemas-nas.html?m=1

      Excluir
  13. minhas galinhas e até patos morreram de um dia pra o outro e outras não conseguem mais andar, olhos fechados e chegaram também a óbito. dois dias depois e ainda apareceu galinha com tremores nas pernas. ALGUEM PODE ME DIZER SE ISSO É ALGUMA DOENÇA OU É SINTOMA DE ENVENENAMENTO?
    meu email é etayenne@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/05/galinhas-galinhas-morrendo-por-doenca.html?m=1

      Excluir
  14. Boa tarde.
    Tenho uma galinha que está constantemente abrir o bico, parece ter falta de ar, e está com uma cor muito roxa. Agradeço a vossa ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/06/galinhas-galinha-abrindo-o-bico-com.html?m=1

      Excluir
  15. Bom dia,
    Tenho um franguinho que amanheceu com um dos olhos fechado e asas caídas. Dei terramicina 5 dias na água. Ele está mais animado, mas seu olho continua fechado e a cada dia mais inchado. O que pode ser? Como posso tratar. Tem o risco de contaminar meu galinheiro? Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/06/galinhas-frango-com-cabeca-inchada.html?m=1

      Excluir
  16. Uma das minhas galinhas esta com uma especie de ferida( não é bem uma ferida, parece mais com pele irritada ou coisa do tipo, não sei explicar exatmente) nas costas e as penas envolta dessa area cairam, alem disso, ela esta mancando ao caminhar. Não parece estar fraca, apenas com dor msm. Isso pode ser alguma doença, ou talves se machucou brigando com outra
    galinha ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/06/galinha-penas-caidas-e-mancando.html?m=1

      Excluir
  17. O galo da minha mãe da com a crista pálida e com umas feridas, e com um caroço no dedo perto da unha ele ta mancando e ficando triste o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/06/galinhas-galo-doente.html?m=1

      Excluir
  18. Bom dia, tenho uma mini granjinha no meu quintal de uma de repente os pintinhos ficam esticando o pescosso e acaba morrendo, que doença e essa? e qual remedio dou para eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/07/galinhas-pintinhos-doentes-esticando.html?m=1

      Excluir
  19. Bom dia...Tenho um galize que a uns 4 dias esta com a crista bem branca e ele esta moado,nao canta mais e nem come direito...Oque eu faço? Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      https://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/08/galinhas-pintinho-com-papo-anormal-asas.html?m=1

      Excluir
  20. Boa noite!
    Estamos com um galo bem doente aqui... A crista e as barbelas dele estão pálidas, totalmente brancas e ele está um pouco abatido. Criamos galinhas a vida inteira e nunca vimos nada parecido, o que pode ser? Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/09/galinhas-galo-com-crista-e-barbela.html?m=1

      Excluir
  21. Bom dia, minha mãe tem uma pequena criação de galinhas, e cada dia aparece uma morta derrepente, elas ficam quietas nos cantos, não come, não bebê, e no outro dia morre, algo muito rápido, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/09/galinhas-galinhas-quietas-e-logo-morrem.html?m=1

      Excluir
  22. ola, minha galinha amanheceu doente, so quer ficar deitada, respiracao ofegante e tremendo o corpo. Como tratar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/11/galinhas-galinha-deitada-ofegante.html?m=1

      Excluir
  23. minhas galinhas caipiras são misturadas com galinha de granja é o tempo todo com gogo.ja tomou remédio mas continua doente e algumas já morreram.o que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/11/galinhas-galinhas-sempre-doentes.html?m=1

      Excluir
  24. Bom dia!! Compramos ovos galados e colocamos na chocadeira, os pintinhos são vacinados no primeiro dia de vida, mesmo assim alguns tem paralisia nas patas e acabam morrendo. Isso é contagioso, poderia me ajudar. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  25. boa tarde , tenho um GALO garlinze , q ha 2 dias ja n cantaVA , estava triste, e comendo pouco. hje o encontrei de asas caídas, tremendo ao ficar de pé e notei q o papo ,debaixo das asas e a extremidade do pescoço estao azulados ou roxo e o cocó ralo esbranquiçado. o local q ele fica n bate sol. Alguem pode me ajudar,p favor ?E um presente do meu irmao, tó mto triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/12/galinhas-galo-doente-tremendo-asa-caida.html?m=1

      Excluir
  26. Olá meus pintinho com 1 mês apróxima da mente de vida estão morrendo e agora as galinhas adultas também estão aparecendo mortas e não sei o motivo nem o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/12/galinhas-pintinhos-e-galinhas-morrendo.html?m=1

      Excluir
  27. Olá gostaria de uma ajuda tenho uma garnize que estava choca derrepente abandonou o ninho se encontra quieta no canto encolhida pálida o que possa ser? Me ajude obrigadaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/12/galinhas-galinha-quieta-e-palida.html?m=1

      Excluir
  28. Olá, boa tarde tenho uma galinha ela estava tudo bem, mais de uns dias pra cá ela não está andando direito, ela esta fazendo muita força pra andar, ela esta muito cansada, e na parte de baixo dela esta muito duro. Oque pode ser e oque eu posso fazer, qual remedio dar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/01/galinhas-doente-dificuldade-andar-corpo.html?m=1

      Excluir
  29. Olá.
    Alguns frangos meus estão ficando com as pernas roxas, além de ficarem com as penas eriçadas. Depois de um tempo eles não conseguem mais mover uma das pernas, e acabam morrendo.
    Que doença é essa? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/01/galinhas-patas-roxas-penas-ericadas.html?m=1

      Excluir
  30. Oi, o que pode estar ocorrendo quando de dia a galinha está bem e no outro dia amanhece meia atordoada com machucado no rabo e sem penas no local ? Toda semana tem 2 ou 3 galinhas assim. Como posso cuidar e como evitar ? Obrigada! Se alguém souber pode me mandar um e-mail : depaulasabrina3@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/01/galinhas-galinha-com-ferida-no-rabo-e.html

      Excluir
  31. Ou melhor> Tenho uma galinha garnisé e ela de vez em quando apresenta um tipo de soluço e fica quase que o dia todo. Tenho dado suco de limão para ela beber e melhora um pouco. O que causa isso e além do limão o que é bom para amenizar ou curar isso? Já pesquisei sobre e não fala sobre soluço em galinhas. Diziam que seria gripe, mas ela não espirra e não apresenta secreção e está experta e come e toma água normalmente. Desde já sou grato. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/01/galinhas-galinha-com-soluco.html

      Excluir
  32. Ola !Muito útil o seu blog,parabens!!O nosso galo amanheceu com um olho fechado e um pouco de secreção,notamos que ele parece sonolento as vezes....pode nos ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/02/galinhas-galo-nao-abre-o-olho.html

      Excluir
  33. Ola boa tarde. Tenho um pintinho de 1 mês que ha uma semana apresentou tristeza. Quase n come . Vi que bebia agua. Porem passa mais tempo sozinho e dormindo. As vezes quando ta deitado penso q ta morto mais quando chego perto ele se levanta. Tou alimentando ele com seringa pois vi que seu peito ta seco. Os otros puntinhos estao normais. So ele ta assim. N apresenta coriza nem nada aparente. So essa tristeza e fezes um pouco liguenta e avermelhada. Nao pia mais. Cisca ainda mais sempre fica dormindo me ajude por favor?

    ResponderExcluir
  34. Elizabeth e Pedro, respondido em:
    http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/02/galinhas-pintinho-triste-so-dorme.html

    ResponderExcluir
  35. Minha galinha esta com bico aberto e respiração forte. Aqui na minha cidade esta chovendo muito. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/03/galinhas-bico-aberto-e-respuracao-forte.html?m=1

      Excluir
    2. Não estou conseguindo visualizar a resposta. Cae em outro cometário.

      Excluir
    3. O link é este mesmo, testei:

      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/03/galinhas-bico-aberto-e-respuracao-forte.html?m=1

      Excluir
  36. Meu garnize está com a crista preta,parece barro agarrado,fico preocupada de ser alguma doença porque minha filha só fica com ele no colo.o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/04/galinhas-crista-escurecida-e-com-bolas.html?m=1

      Excluir
  37. Bom dia,
    Amigo tenho um frango de 11 meses e meio,resumindo,tá sem apetite come muito pouco milho,tá viciado em comida de panela tá com gogo e com penas feias e quebradas pois pegou muito frio...na verdade ele foi criado largado junto com galinhas em um quintal.Então eu queria recupera ele,qual o tratamento q vc me indica e o qq posso dar para ele?
    Agradeço se puder responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/04/galinhas-galo-doente-comendo-comida-de.html

      Excluir
    2. Boa noite meu querido. Tenho um pintinho ao qual tenho bastante afeto. Alguns dias ele vem apresentando alguns sintomas estranhos como reações involuntárias como por exemplo: o pescoço dele fica indo para trás e quando está comendo ou até mesmo parado ele vai para trás sozinho como se alguém estivesse puxando ele e suas asas e o pé direito se não me engano se esticam do nada tbém. Gostaria de saber que tipo de doença seria essa para que eu possa tomar atitude. Ele tem comido bem. Por favor me de uma luz. Boa noite e obrigada.

      Excluir
    3. Resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/05/galinhas-pintinho-com-movimentos.html

      Excluir
  38. Boa noite
    Tenho uma galinha que vem perdendo o apetite,defecando meio branco as vezes e cochichando do nada ao invés de ciscar. O que pode ser, gostaria de médica-lá e onde eu moro o veterinário não atende aves.
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/05/aves-galinha-perdendo-apetite.html?m=1

      Excluir
  39. Boa noite gostaria de uma informação. Comprei um galo. Porem o MSM não consegue comer. Tem tipo uma machucado embaixo da língua. Ta com fome porém naa come. O que poderia ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/05/galinhas-galo-com-machicado-na-lingua.html?m=1

      Excluir
  40. Tenho 3 galos carijós que apresentam fraquesa nas pernas,dedos dobrados para baixo e um ficou com o joelho defeituoso dobrado para o lado. Isso ocorre só com os machos o que pode ser? Por favor me ajude. Não sei mais o que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/05/galinhas-como-livrar-galinheiro-de.html

      Excluir
  41. tenho algumas galinhas no quintal e uma apareceu com uma ferida na cloaca com um acumulo de uma massa amarela e fétida, a galinha continua aparentemente normal , usei pomada a base de ureia e curou , porem depois de um tempo voltou , o que pode ser?

    ResponderExcluir
  42. Resposta:
    http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/05/galinhas-cloaca-suja-indica-diarreia-e.html?m=1

    ResponderExcluir
  43. Bom dia tenho um casal de galinhas Índias bico curto. Eles são de uma cidade do clima muito frio e onde moro o clima chega até os 38 graus aqui a temperatura é variável de 33 a 38 graus. Eles apresentaram baba na boca e espumas nos olhos. Alimenta se bem. Qual procedimento correto para curar esses sintomas apresentado. Grato Joaquim urucuia mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/07/galinhas-baba-e-espuma-no-bico.html

      Excluir
  44. Ola tenho um pintinho que, fica dando tipo um ataque epilético e não consegue afirmar o corpo, para comer eu tenho que segurar ele para ele conseguir que tipo de doença pode ser essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/08/galinhas-problemas-neurologicos-e.html?m=1

      Excluir
  45. Olá boa noite, meu nome é Gabriela eu tenho um galo bem grandinho em relação ao peso também, hoje ele não queria andar só quer ficar deitado o papo dele tá grande, ele fica se tremendo um pouco e também fica roxo do nada. Pfv alguém me ajuda o que eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/09/galinhas-galo-nao-para-em-pe-tremendo.html?m=1

      Excluir
  46. oi boa noite! tenho um garnize de 5 meses e a 2 dias ele tem diarreia verde e parte bem branca. está triste, dormindo o dia todo e comendo pouco. o que deve ser e qual tratamento? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/09/galinhas-garnize-com-diarreia-verde-e.html

      Excluir
  47. Olá,tenho uma garnisé que amanheceu um pouco fraca e depois ficou com os olhos só fechados e não quer comer nem tomar água. Qual seria o tratamento? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/09/galinhas-garnize-doente.html?m=1

      Excluir
  48. Oi por favor respoder meu nome é Agatha meu número é 986635164 minha galinha esta choca mais do nada ela parou de comer e não que beber água anda normal mais quando bota ela pra fora ela vomita o negocio fedorento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva no vet urgente. Se não tiver no local, procure ajuda de algum criador de galinhas ou avicultura.

      Excluir
  49. Uma galinha do sítio está com a crista, barbela e olhos amarelos (o que pode ser?) agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/11/galinhas-crista-barbela-e-olhos.html?m=1

      Excluir
  50. Boa tarde tenho uma única galinha garnize aqui em casa está com um ano de vida, notei que ela está no choco a muito tempo, forcei ela sair, aí percebi que ela está mancando de uma pata, fiquei surpreso ela está com as unhas enormes, chega fica até torcida, será que esse é motivo de estar com dificuldade de andar?devo cortar essas unhas? Me ajudem sou leigo neste assunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/11/galinhas-unhas-compridas-e-manca.html?m=1

      Excluir
  51. Bom dia! Tenho um galinho, e ele apareceu com a parte da coxa aberta levei na minha Cunhada que é veterinária ela fiz anestesia inalatória e conseguiu costurar ela não trata de aves, Mas abriu em outro lugar não sangra só está aberto, e o pescoço dele tem uma bola enorme do lado,ele come normal, mas preciso solucionar o problema dele Me ajude por favor, E do meu filho de estimação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/12/galinhas-galo-machucado.html

      Excluir
  52. Olá , tenho uma criação de galinhas . A mais ou menos 6 meses ganhei um galo e duas galinhas jovens (não procurei saber se foram vacinados e terminei me passando nisso) ... Eles estavam bem saudáveis gordos e ativos , cresceram mais reproduziram etc.. só que essa semana observei q as patas do galo estavam com algumas secreções de sangue achei q tinha machucado de alguma forma só limpei durante dois dias no terceiro dia ele estava andando normalmente , foi até o comedouro e simplesmente caiu e não se levantou mais , as patas ficaram paralisadas... do nada . Limpei massageei mas nada , fui em uma casa de ração próxima pra procurar orientação mas não souberam me informar quando voltei ele tava todo ferido de tentar se levantar e não conseguir, infelizmente tive que sacrifica-lo pôs não consegui ajuda e ele tava morrendo todo molinho . Hoje observei q uma das galinhas q veio com ele está começando com a mesma secreção nas patas...
    Gostaria de uma ajuda , tudo q eu pesquiso p saber o q fazer é muito confuso, A forma da paralisia imediata pelas pesquisas achei q poderia ser a “Doença de Marek” , mas nas características da doença não tinha nada relatando essa secreção.

    Gostaria de sua ajuda , o que causou essa paralisia? Essa outra galinha com secreção o que eu faço pra não acontecer o mesmo q o galo? Depois do acontecido parando pra observar essa galinha não põe a mais de semana. Não mostra nada de diferente além da interrupção na postura e da secreção nas patas ...

    O QUE FAZER?

    ResponderExcluir
  53. Olá
    Tenho uma pequena criação de galinhas e ganhei a mais ou menos 6 meses mais 3 que vieram do interior (não sei se tomaram alguma vacina dês do nascimento e não me atentei quanto a isso)... cresceram junto às outras galinhas , reproduziram , estavam saudáveis. Essa semana percebi no galo um sangramento nas patas para ser mais exato nas canelas do galo e elas estavam acizentadas, a princípio acho q ele tinha machucado de alguma forma e a cor era terra, durante dois dias vim lavando as patas com água ,sabão neutro e uma escovinha , no terceiro dia ele estava andando normalmente pelo terreiro foi até o comedouro simplesmente caiu e não conseguiu mais se levantar , ele ficou literalmente paralisado repentinamente , laveiy as patas dele massageei mas não movia nenhum dedo fiquei sem saber o que fazer fui até uma casa de ração aqui próximo procurar alguma orientação mas não obtive sucesso , voltei e o galo estava com as patas sangrado , tentando se levantar terminou se machucando e ferindo muito , tentei algum auxílio pelo Google mas não encontro , ele já tava molinho tive que chamar alguém pra sacrifica-lo infelizmente .

    Hoje apareceu a mesma secreção em nas canelas de uma das galinhas q veio junto à ele . Ela estava aparentemente saudável , mas agora analisando ela está a mais de uma semana sem por e agora com esse sangramento também .

    Pelas minhas pesquisas na internet essa paralisia repentina me pareceu a “Doença de Marek” mas nas pesquisas não consigo encontrar relatos sobre esse sangramento nas patas (canelas) ...

    Preciso muito de ajuda , o que pode ter causado essa paralisia e esses sangramentos ?? O que eu posso fazer para não acontecer com a galinha a mesma coisa q aconteceu com o galo ? Isso pode transmitir pro restante das aves ?
    Me orienta por favor. Agradeço dês de já .

    ResponderExcluir
  54. Olá
    Tenho uma pequena criação de galinhas e ganhei a mais ou menos 6 meses mais 3 que vieram do interior (não sei se tomaram alguma vacina dês do nascimento e não me atentei quanto a isso)... cresceram junto às outras galinhas , reproduziram , estavam saudáveis. Essa semana percebi no galo um sangramento nas patas para ser mais exato nas canelas do galo e elas estavam acizentadas, a princípio acho q ele tinha machucado de alguma forma e a cor era terra, durante dois dias vim lavando as patas com água ,sabão neutro e uma escovinha , no terceiro dia ele estava andando normalmente pelo terreiro foi até o comedouro simplesmente caiu e não conseguiu mais se levantar , ele ficou literalmente paralisado repentinamente , laveiy as patas dele massageei mas não movia nenhum dedo fiquei sem saber o que fazer fui até uma casa de ração aqui próximo procurar alguma orientação mas não obtive sucesso , voltei e o galo estava com as patas sangrado , tentando se levantar terminou se machucando e ferindo muito , tentei algum auxílio pelo Google mas não encontro , ele já tava molinho tive que chamar alguém pra sacrifica-lo infelizmente .

    Hoje apareceu a mesma secreção em nas canelas de uma das galinhas q veio junto à ele . Ela estava aparentemente saudável , mas agora analisando ela está a mais de uma semana sem por e agora com esse sangramento também .

    Pelas minhas pesquisas na internet essa paralisia repentina me pareceu a “Doença de Marek” mas nas pesquisas não consigo encontrar relatos sobre esse sangramento nas patas (canelas) ...

    Preciso muito de ajuda , o que pode ter causado essa paralisia e esses sangramentos ?? O que eu posso fazer para não acontecer com a galinha a mesma coisa q aconteceu com o galo ? Isso pode transmitir pro restante das aves ?
    Me orienta por favor. Agradeço dês de já .

    ResponderExcluir
  55. Olá
    Tenho uma pequena criação de galinhas e ganhei a mais ou menos 6 meses mais 3 que vieram do interior (não sei se tomaram alguma vacina dês do nascimento e não me atentei quanto a isso)... cresceram junto às outras galinhas , reproduziram , estavam saudáveis. Essa semana percebi no galo um sangramento nas patas para ser mais exato nas canelas do galo e elas estavam acizentadas, a princípio acho q ele tinha machucado de alguma forma e a cor era terra, durante dois dias vim lavando as patas com água ,sabão neutro e uma escovinha , no terceiro dia ele estava andando normalmente pelo terreiro foi até o comedouro simplesmente caiu e não conseguiu mais se levantar , ele ficou literalmente paralisado repentinamente , laveiy as patas dele massageei mas não movia nenhum dedo fiquei sem saber o que fazer fui até uma casa de ração aqui próximo procurar alguma orientação mas não obtive sucesso , voltei e o galo estava com as patas sangrado , tentando se levantar terminou se machucando e ferindo muito , tentei algum auxílio pelo Google mas não encontro , ele já tava molinho tive que chamar alguém pra sacrifica-lo infelizmente .

    Hoje apareceu a mesma secreção em nas canelas de uma das galinhas q veio junto à ele . Ela estava aparentemente saudável , mas agora analisando ela está a mais de uma semana sem por e agora com esse sangramento também .

    Pelas minhas pesquisas na internet essa paralisia repentina me pareceu a “Doença de Marek” mas nas pesquisas não consigo encontrar relatos sobre esse sangramento nas patas (canelas) ...

    Preciso muito de ajuda , o que pode ter causado essa paralisia e esses sangramentos ?? O que eu posso fazer para não acontecer com a galinha a mesma coisa q aconteceu com o galo ? Isso pode transmitir pro restante das aves ?
    Me orienta por favor. Agradeço dês de já .

    ResponderExcluir
  56. Olá
    Tenho uma pequena criação de galinhas e ganhei a mais ou menos 6 meses mais 3 que vieram do interior (não sei se tomaram alguma vacina dês do nascimento e não me atentei quanto a isso)... cresceram junto às outras galinhas , reproduziram , estavam saudáveis. Essa semana percebi no galo um sangramento nas patas para ser mais exato nas canelas do galo e elas estavam acizentadas, a princípio acho q ele tinha machucado de alguma forma e a cor era terra, durante dois dias vim lavando as patas com água ,sabão neutro e uma escovinha , no terceiro dia ele estava andando normalmente pelo terreiro foi até o comedouro simplesmente caiu e não conseguiu mais se levantar , ele ficou literalmente paralisado repentinamente , laveiy as patas dele massageei mas não movia nenhum dedo fiquei sem saber o que fazer fui até uma casa de ração aqui próximo procurar alguma orientação mas não obtive sucesso , voltei e o galo estava com as patas sangrado , tentando se levantar terminou se machucando e ferindo muito , tentei algum auxílio pelo Google mas não encontro , ele já tava molinho tive que chamar alguém pra sacrifica-lo infelizmente .

    Hoje apareceu a mesma secreção em nas canelas de uma das galinhas q veio junto à ele . Ela estava aparentemente saudável , mas agora analisando ela está a mais de uma semana sem por e agora com esse sangramento também .

    Pelas minhas pesquisas na internet essa paralisia repentina me pareceu a “Doença de Marek” mas nas pesquisas não consigo encontrar relatos sobre esse sangramento nas patas (canelas) ...

    Preciso muito de ajuda , o que pode ter causado essa paralisia e esses sangramentos ?? O que eu posso fazer para não acontecer com a galinha a mesma coisa q aconteceu com o galo ? Isso pode transmitir pro restante das aves ?
    Me orienta por favor. Agradeço dês de já .

    ResponderExcluir
  57. É possível ter enviado o mesmo comentário mais de uma vez , me desculpa , é q estava com problemas na hora de publicar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas!
      Quando for postar, clique em publicar e aguarde para ver se aparece. Às vezes demora uns segundinhos para aparecer!

      Excluir
  58. Bom dia,Tenho um galo que mais ou menos uns 1 mês e meio ficou com um dia dados inchado e com pouco movimento no mesmo! Oque pode ser? Tem que operar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doença aviária. Tem que tratar.
      O ideal é levar a um veterinário, criador ou especialista em aves.
      Não sendo possível, vá até uma avicultura ou casa de ração, explique o ocorrido e adquira uma medicação de amplo espectro (combate várias doenças). Peça a bula, leia e siga as instruções.
      Separe as aves com mesmos sinais das saudáveis.
      Redobre a higiene.
      Quando a situação normalizar, vacine todas as galinhas.
      Boa sorte!

      Excluir
  59. fezes com mancha branca, diarréia com pouco de sangue, estica ambas as pernas como se tivesse alongando e tem um carocinho preto no bico que pensei ser uma machucado 1a.vista, após, vendo como se não melhorasse, preocupei com tumor e por fim, cloaca suja! Pode orientar-me?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/06/galinhas-diarreia-dificuldade-ds.html?m=1

      Excluir
  60. Boa tarde.
    A minha galinha fica esticando o pescoço toda hora. É tipo como se estivasse com ânsia de vomito.Por favor,alguem poderia me falar as possíveis causas e o tratamento. :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/07/galinhas-esticando-o-pescoco.html?m=1

      Excluir
  61. Boa noite. Já procurei em diversos sites mas sem sucesso. Tenho uma galinha que esta com a garganta instruída por uma espécie de carne espinhosa que dificulta p ela se alimentar. Tenho dado comida empurrando pela goela a baixo. Já dei terramicina e um antibiótico chamado metronidazol. Tenho dado alho mas sem sucesso. Me ajude.

    ResponderExcluir
  62. Respostas
    1. Precisaria passar por um vet ou especialistas. Parece-me algums doença aviária não curada, mas o diagnóstico preciso só com exame!

      Excluir
  63. Olá, goataria da sua ajuda, resgatei um galinho garnize da rua faz um ano, ultimamente ele vem apresentando tonturas... caindo do puleiro e agora também quando está no chão. O que devo dar a ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que está com doença aviária. Leve ao vet ou especialistas. Se for doença, irá prescrever antibiótico para galinhas que se adquire em casa de ração.

      Excluir
  64. Olá, tenho uma galinha garnizé, ela está doente a muito tempo. As duas narinas ficam escorrendo um líquido com cheiro de pus e se abrir o bico dela, tem o mesmo cheiro forte.
    O que posso fazer? Já dei um remédio, insulina e coloco iodo na água. Por favor,se souber alguma coisa sobre esta doença me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil, mesmo, tratar doenças aviárias porque são altamente contagiosas e o animal recontagia várias vezes.
      O ideal é levar ao vet para diagnóstico preciso e prescrição de medicamento.
      No passado, se utilizava saquinhos de tecido com enxofre na água, mas não sei dizer se resolveria para qualquer doença.
      Procure avicultura e peça orientações.
      Para evitar o recontágio, esterilize o galinheiro, redobre a higiene, isole aves doentes, tudo isso já foi postado aqui como fazer.
      Boa sorte@

      Excluir
    2. Muito obrigada, estou achando que minha garnizé está com coriza infecciosa, comprei terramicina pra ela pra ver se melhora. Mais uma vez obrigada pela ajuda!

      Excluir
  65. Tenho uma galinha que chocou e agora está pálida fica olhando o milho e come bem devagar anda devagar e fica meio paralisada;Será que é alguma doença?

    ResponderExcluir
  66. tenho no quintal umas sete galinhas num espaço de 9X 12. matei mua galinha hoje e ela estava com uma bolsa tipo um ovo sem casca, mas com o formato de um testiculo de galo só que de tamanho maior que um ovo de galinha normal e o pior é que dentro tinha um liguido pouco transparente e totalmente liquido que não parecia clara de ovo e nem tinha gema de jeito nenhum fiquei muito intrigada e não quero comer a galinha. alguem poderia me informar o que é? e ele estava totalmente solto dentro na galinha. muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, é o ovo em formação. Se as galinhas não estão doentes, pode consumir.

      Excluir
  67. Respostas
    1. Leia mais em:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2018/12/galinhas-como-ovo-e-formado.html?m=1

      Excluir
  68. Boa tarde

    De um tempo para cá, alguns pintinhos vem nascendo e seus corpos ficam como "pinguim", com as asas pra baixo e andando ereto. Alguns vivem mais do que os outros mais eventualmente morrem. O que pode ser? Da mesma "ninhada", saem pintinhos normais, sem qualquer problema aparente.

    Fotos https://imgur.com/a/2dTHBLu

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doença aviária. Alguns se contaminam, outros não.
      Procure medicação em avicultura. Trate as aves. Deixe um período sem chocar, sem consumir ovos e aves. Aves mortas, incinere (queime), para evitar contaminação.
      Desinfete o galinheiro, aqui no Blog explico como.
      Quando a situação normalizar, vacine todas as galinhas.
      Só depois deixe chocar novamente.

      Excluir
  69. Bom dia! No dia 08/03 comprei uma garnizé, há 2 dias ela estava com diarréia, mas achei que pudesse ter comido alguma casquinha de pão ou pedacinho de doce (moro em apartamento), mas agora a pouco ouvi ela batendo as assas e logo que a peguei ela estava desfalecendo, fui ver se estava engasgada e ela estava engolindo a língua. Não deu tempo de fazer nada. O que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doença aviária, chegou contaminada!
      Diarreia em galinha é doença quase sempre!
      Faça uma esterilização em seu apartamento, pois pode haver foco de contaminação. É uma boa limpeza.
      Quanto à galinha, converse com o vendedor, pois te vendeu um animal doente!
      Peça reembolso do valor ou outra galinha saudável.
      Para saber se a galinha está saudável, aguarde 40 dias. Se permanecer bem, vacine. Se estiver contaminada, a doença vai aparecer nesse período.
      Vacine as galinhas periodicamente.
      Outras dúvidas, pode perguntar, inclusive jurídica sobre seus direitos perante o vendedor.

      Excluir
  70. Tenho uma galinha que ela está triste e defecando amarelo o que houve com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doença aviária. Medicação em avicultura. Peça a bula

      Excluir