sexta-feira, 30 de março de 2012

DÚVIDA - Pintinho rejeitado

Pergunta:
"Ontem nasceram os pintinhos da minha galinha, porem há um que ela meio que rejeitou, ele esta meio tortinho, com a barriguinha inchada e nao abre os olhos, retirei ele de perto da mãe e estou mantendo ele agora em baixo de uma lampada comum amarelinha.. posso continuar mantendo ele assim ate q melhore e o q posso oferecer de comida ?" por Tatiane em GARNIZÉS - Tutorial - Como cuidar de pintinhos recém-nascidos / Caring for chicks

Resposta:
Tatiane, a natureza é muito sábia! Quando o animal rejeita algum filhote é porque sabe que ele tem algum problema e que não vale a pena cuidar dele, pois dificilmente sobreviverá!
Não podemos dizer ao certo o que o pintinho tem, mas tudo indica que tem problemas mesmo, talve má-formação e até doença (o que é menos provável, pois se fosse todos estariam com sinais).
Pela minha experiência, é MUITO difícil que ele sobreviva!
Há criadores que já sacrificam de imediato.
Eu não gosto, prefeiro deixar a natureza caminhar normalmente, cuido até quando der. A menos que seja alguma doença (por exemplo, quanto tem diarreia, é quase certeza que é doença), nese caso não vale a pena cuidar, pois morre mesmo e ainda pode contaminar mais aves!
Em todo caso, crie-o isolado de outras aves, mantendo toda a higiene. Ofereça alimentação de pintinho (quirera inicial) e água, pelo que disse talvez ele nem coma, é complicado dar comida na boca deles, eles não engolem!
Pode tentar alguma vitamina também: vitagold por exemplo.
Bem, nos conte o que aconteceu, tá?
Volte sempre!

43 comentários:

  1. oi minha galinha botou 10 ovos e nasceu apenas 1 ele tem 2 dias como cuido dele????????estou desesperada e muito pequeno e fragil.........me ajuda por favor não vou desistir dele obg!!!mande tudo oque souber.rapidooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2013/03/duvida-cuidados-com-pintinhos.html

      Excluir
  2. oi so pra vc saber ela não quer ele!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2013/03/duvida-cuidados-com-pintinhos.html

      Excluir
  3. Bom dia, temos duas galinhas e um galo, a mais de um mês uma das galinhas colocou 21 ovos, dos quais nasceram 9, agora ela está batendo em um dos filhotes e até sangrou, acho que ficou cego do olho machucado. Como devo proceder neste caso. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/05/duvida-galinha-batendo-em-pintinho.html

      Excluir
  4. boa eu tenho 1 galinha garnize 1 galo e varios filho ja adulto mais essa galinha eu sempre cruzo com esse galo aii cruzo os ovos que ela coloca eu sempre junto 10 ovos ir sempre coloco espero aii qnd nasce nunca nasce mais do que 4 a 5 ir sempre morre 1 ou 2 sendo pisado eu n sei explicar mais ele fica vivo deboa depois aparece morto como ser fosse pisado me ajudar to passando por essa situação dificil ir n queria ver nem um morre ate pq de galinha eu so tenho ela e 8 machos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/09/duvida-pintinhos-garnizes-nao-sobrevivem.html

      Excluir
  5. Uma galinha chocou 5 ovos e 4 nasceram amarelos e 1 preto, ele não aparenta ter nenhum problema mas a galinha o rejeitou e ainda fica bicando ele, já o isolei em uma caixa, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!e bem normal umas galinhas rejeitarem pintinhos por causa da cor ,e eu acho q ela rejeitou o pintinho porque todos sao amarelinhos e ele nao

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/02/galinhas-rejeicao-de-pintinho.html?m=1

      Excluir
  7. socorro ....
    já faz um tempo que nasceu 4 pintinhos mais ficou um ovo lá e eu vim ver hoje.. ai minha mãe pegou e quebrou pensando que não tinha pintinho, mas tinha ..... ele já esta fora da casca, mas não fica em pé e nem abre os olhos ... o que eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/02/galinhas-aquecendo-pintinho.html?m=1

      Excluir
  8. i boa noite Preciso de ajuda com o pintinho que nasceu de chocadeira ontem ele fica com a perna pra trás desde que nasceu a perna só fica pra trás ele não levanta e os outros pintinhos machucam eleT já separei erro dos outros pintinhos pra não machucar hein mas o que fazer com a perna dele Ela só fica pra trás ele não consegue se apoiar nela não fica em pé Por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/06/galinhas-pintinho-de-chocadeira-com.html?m=1

      Excluir
  9. Minha galinha chocou mas so um pintinho nasceu e depois morreu ela largou o ninho nos pegamos os ovos que tinham ficado e abrimos mas percebemos q so um pintinho estava formado ele esta com a barriga inchada mas esta piando apesar de estar com os olhos fechados o q eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/07/galinhas-ovo-aberto-com-pintinho-vivo.html?m=1

      Excluir
  10. Eu tenho uma pintinha quase franguiha, mas ainda pia, do pescoço pelado, está tritinha, coco líquido e da cor branca, pode me dizer o que e que remédio dar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/01/galinhas-diarreia-fezes-liquida-e-branca.html

      Excluir
  11. Ola minha galinha rejeitou um pintinho, na verdade dois e logo q o primeiro nasceu ela começou a machucar ele e deu varia bicadas nele, eu retirei ele e antes q ela rejeitasse o outro eu tirei , mas ela machucou um deles chegou a fazer cortes do lado da cabeça dele e um olho acho q ele perdeu a visão, faz três dias q eu venho mantendo ele debaixo de uma lampada em uma caixa, mas porém o sangue secou na cabeça dele e tenho medo de machucar tentando limpar, devo esperar para q saia sozinho ou se eu limpar não vai machucar ele? Ele não esta se alimentando sozinho, Oq eu faço ?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/03/galinhas-galinha-bicando-pintinho.html

      Excluir
  12. Minha galinha potou 24 ovos e aprodeceu tudo so ficaro 2 ovos um nasceu e outro que ia nascem morreu dentro do ovo ai so resto um pitinho e ja fais três dia que ela nasceu e ele não que comem nao que anda e oque fazer ele fica fazendo fonça pra anda mas não conseguir ele só conseguem anda se arrastando com fazer eu sou desesperado mim ajude pofavo e minha primeira galinha que ficou choca e,agora ela entro no ninho da outra galinha ela quase da choca e deito ai eu deixa e podei o pitinho perto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/12/galinhas-nasceu-so-um-pintinho.html

      Excluir
  13. Olá boa tarde,gostaria muito de saber uma coisa tenho uma galinha que teve cria ontem e um dos pintinho não abre os olhos,só dorme,tentei dar um pouco de água para ver se ele animava,mas não sei se é vai dar certo,gostaria de pedi alguma dica é oq poderia ser.obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deficiência de nascimento ou doença. Outros sinais?

      Excluir
  14. Olá, minha galinha colocou cerca de 15 ovos,, quando foi no anoitecer de quinta feira os pintinhos nasceram,, so fui ver na sexta na base de umas 2:30 da tarde. Então,, como a galinha não estava conseguindo sair com os pinstintos pois estava em um lugar muito alto,, retirei eles de lá... contei e tinham 8 pintos,, peguei os outros ovos e coloquei-los em uma sacola,,passou uns 15 minutos e ouvi um pintinho piando de dentro da bolsa,, então procurei pra ver qual era, coloquei o ovo junto da mãe e dos os outros pintos, mas ele não conseguiu sair e galinha já nao estava mas lá junto do ovo,, abri todo o ovo e tirei o pinto muito frágil,, enrolei ele em um pano quentinho mas elé não secava as penas, até que consegui coloca-lo embaixo da galinha, mas a galinha logo saiu, fiz um ninho coloquei ele é os outros pintos e a galinha, mas ele não consegui andar e a galinha pisa nele,, como se estivesse rejeitando ele. Oq eu faço?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tira da galinha e coloca numa caixinha e pôe uma lâmpada amarela acesa sobre ele, um palmo mais ou menos. Deixa ele secar na lâmpada e veja se reage, se ficar bem e andar, crie separado!

      Excluir
  15. Bom dia!! Minha galinha chocou 4 pintinhos ai fui na loja e comprei mais dois pra colocar junto dela mas tem hora que ela bate neles,mas tem hora que eles comem perto dela deitam debaixo dela e ela nao bate, foi ontem a noite que coloquei e hoje fiquei observando e reparei isso o que faço??

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Eu ganhei um pintinho hoje, e ele não quer abrir os olhos ( a pessoa que me deu o filhote, disse que ele nasceu hoje) e tipo o pintinho só fica quieto na dele e com os olhos fechados.
    Você por favor poderia me dizer oque pode ser.

    Aguardo ansiosa pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque sob uma lâmpada para aquecê-lo numa caixinha. Não muito quente!
      Um potinho de quirera bem fininha (inicial) e água (mais baixo que ele, para não afogar).
      Veja se fica mais ativo.
      Se não, volte contar e tentamos outras possibilidades.

      Excluir
  17. Muito obrigada pela vossa atenção!

    Infelizmente o pintinho morreu, mas sou grata por suas dicas.

    Quando eu tiver duvidas com certeza irei consultar o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito!
      É difícil recuperar pintinho, mesmo!
      Você fez o melhor!

      Excluir
    2. Boa tarde!! Estou com uma galinha no terreiro que esta mancando quase n consegue andar parece que quebrou o dedo do meio do pe, separei das outras com agua e comida mas nao sei o que faço, pode me ajudar??

      Excluir
    3. Boa tarde!! Estou com uma galinha no terreiro que esta mancando quase n consegue andar parece que quebrou o dedo do meio do pe, separei das outras com agua e comida mas nao sei o que faço, pode me ajudar??

      Excluir
    4. Parece doença aviária. Fez bem em separar. Há outros sinais, como diarreia, por exemplo?

      Excluir
  18. Esqueci de falar dei duas gotinhas de dipirona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantidade alta!!! No máximo 2 gotas misturadas em água!!!
      Se for doença aviária, apenas vai deixá-la mais confortável, mas terá que tratar com medicação adquirida em avicultura.

      Excluir
  19. Olá, minha galinha rejeitou um pintinho, como muitos relataram aqui. Peguei o filhote e estou criando em casa há uns 16 dias. Ele reagiu bem, já está criando penas nas asas e consegue voar para fora da caixa. Queria saber se e quando posso reintegrá-lo à famílias, que tem outros três pintinhos.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde,minha galinha teve 5 pintinhos.3 pintinhos um pato matou e o outro ficou com sequelas na perna,fiquei umas duas semanas com ele e dei até medicamento,está melhorzinho,bebe e come sozinho. Mais acho que ele sente falta da mae dele pois está piando bastante,coloquei ele perto da mae dele e ela o rejeitou. O que faço para criar ele ou ela ainda tem chance de ficar com o pintinho?se nao como criar ele?

    ResponderExcluir