quarta-feira, 18 de abril de 2012

DÚVIDA - Pintinho abandonado

Pergunta:
"Achei um pintinho abandonado no mato. Ele pia sem parar e acho que não vai viver muito, pq ele não come. O que eu devo fazer ? Aguardo uma resposta-ajuda!" por Isabelle em GARNIZÉS - Tutorial - Como cuidar de pintinhos recém-nascidos / Caring for chicks

Resposta:
Primeiro precisaria checar se é pintinho de galinha mesmo.
Pelo que contou, pode ser que seja filhote de alguma outra ave selvagem. Se for filhote de alguma ave selvagem, será difícil criá-lo sem a mãe, justamente por não ser um animal doméstico.
Em todo caso, ofereça alimentação de pintinho - quirera inicial - é uma ração própria para filhotes, uma farinha amarelada. Se não encontrar dessa, procure qualquer outra quirera triturada bem miudinha. E coloque um potinho de água.
Mas não se esqueça de mantê-lo aquecido. Pode colocar embaixo de uma lâmpada comum, e, à noite, pode inclusive enrolá-lo num pano (aí desliga a luz). Se ele ficar quietinho é porque não está com frio.
Se ele comer e for mantido aquecido, terá muitas chances de sobreviver!
Conte o que aconteceu? Como ele é? Amarelinho?

19 comentários:

  1. o pintinho acabou de nascer so que sua mae nao quer saber dele mais levei para casa agora o que eu faço me ajudem pf! e obrigado

    ResponderExcluir
  2. Mantenha-o aquecido, se necessario coloque sob uma lampada comum. Se ele estiver aquecido, com quirera e agua, sobrevivera. Cuidado para ue a luz nao esquente muito, se nao ele pode morrer. Coloque o numa caixinha com a lampada e deixe um espaco pra ele se afastar do calor ou se aproximar, conforme necessitar. De noite, pode entola lo em um paninho quentinho, se ele nao piar e dormir, sinal de que esta bem.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa temos patos(as) e galinhas. A pata chocou o ovo da galinha e agora ela não quer ele. Inclusive bica o pobrezino!

    ResponderExcluir
  4. Respondido em
    http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2013/09/duvida-pata-que-chocou-ovo-de-galinha.html

    ResponderExcluir
  5. Meu pintinho quebrou a patinha e nao qurr comer.. Estou mantendo ele aquecido e ele nao pia mto, acho qe ele ta com dor. Oq eu faço??? To preocupadaa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/07/duvida-pintinho-quebrou-pata.html

      Excluir
    2. O único jeito é procurar um veterinário se não ele vai morrer

      Excluir
  6. Ola. Ganhei uma chocadeira e tirei minha 1ª ninhada, começando a nascer com 19 dias e o ultimo nasceu com 21 dias. Da ninhada de 7, os 6 de galinha caipira estão ótimos, mas o unico de garnisé nasceu muito fraco, na verdade ele nem nasceu sozinho, ele bicou a casca no 20º dia da incubação, mas não saiu do ovo, 20 horas depois a membrana que envolve o ovo ressecou e vi que ali seria impossivel um parto normal.
    Este ovo quando coloquei na chocadeira, sabia que era um ovo mais velho e que precisaria de mais horas de incubação que os outros, mas como segui as recomendações de temperatura da chocadeira e hoje sei que realmente era muito alta (38,5 ºC) após uma semana baixei para (38ºC) e como me falaram que o ideal era baixar proximo ao nascimento no 18º dia deixei em 37,4ºC. Ele acabou tentando nascer antes da hora e acabou precisando de ajuda.
    Acredito que seja um pouco prematuro, pois fica constantemente parado e mesmo com todos os estímulos, não come e nem bebe água sozinho. Eu tenho feito alimentação forçada nele e pretendo continuar até ele ficar um pouco mais forte e ter um bom peso para a tática de deixar passar fome até comer.
    Agora a duvida é: a ração de crescimento é muito esfarelada para umedecer e conseguir fazer forçada, percebi maior facilidade na inicial de ave de corte, pois ela absorve mais fácil a água virando uma papa. Esta ração é ruim? Pergunto pq sempre uso a de crescimento e vejo os frangos que comem ração de engorda com cara de inchado.
    Outra coisa hoje ela faz 4 dias ( é ela ja sexei pela asa), e esta com 19g. Quanto eu devo dar de alimento ao dia? Existe uma proporção em relação ao peso do filhote? O certo é dar comida de quantas em quantas horas, ou quantas vezes ao dia? Como não tenho outro da mesma raça para comparar não sei dizer se esta e quanto esta fora do peso normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/06/galinhas-chocadeira-e-eclosao.html?m=1

      Excluir
  7. Tenho um pintinho com uma semana de vida e ele taça afastados dos outros e da galinha e não consegue caminhar e não pia mais acho q ele tá morrendo pq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/07/galinhas-pintinho-afastado-da-galinha.html?m=1

      Excluir
  8. 3cachorro matou uma galinha garnize que estava com um pintinho,eu preocurei o pintinho e achei ele deve ter uns 2 dias de vida,mais ele nao come nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/07/galinhas-cachorro-pegou-mae-do-pintinho.html?m=1

      Excluir
  9. minha galinha chocou 9 ovos. 1 ovo não chocou mas ela abandonou o ninho.Ao sair do ninho ela começou a quebrar e eu vi que tinha pintinho, ele está se mexendo, enrolei ele em um pano e estou mantendo quentinho. Não quero que ele morra. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está correto. Não retira a casca e coloque-o embaixo de uma lâmpada amarela (de abajur), para esquuentá-lo. Vamos ver se sobrevive.

      Excluir
    2. Boa tarde, o ponto saiu do ovo, a mãe não quis saber dele. Encontrei ele todo sujo de terra, no bico e nos olhos, passei um contonete com agua pra retirar a terra dos olhos, ele não abre os olhos e nem anda. Coloquei em um plástico com jornal e algodão, e coloquei a luminaria. Ele ta quietinho, mas fica abrindo a boca sem som, acho que ele ta morrendo, não sei o q fazer, ele. Dei agua pra ele, mais não sei o q da pra ele comer, nasceu hj!!!! O q faço?

      Excluir
    3. Faz uma misturinha de água e um pingo de açúcar e coloca no biquinho. Comer agora não. Por ora, só faz isso e mantém na luz.

      Excluir
  10. Olá,aqui temos duas galinhas e chocaram no mesmo ninho,cuidava bem.dos pintinhos,porém agora que eles estão crescendo elas estão bicando eles,um fez até um ferimento perigoso no pescoço,tenho medo de deixar junto,mas se eu separar como vão fazer pra ciscar? Devo dividir o galinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode separar, eles aprendem ciscar sozinhos, depois de adultos não vão brigar mais!

      Excluir