terça-feira, 2 de outubro de 2012

DÚVIDA - Chow chow com nariz rachado

Pergunta:
Meus Chow Chow ultimamente, esta assim, com muitas rachaduras em suas patas, e em seu focinho uma leve casca "rachada", so que também em suas patas sairam algumas feridas, queria saber se isso é normal nesta epoca do ano por causa do frio, e se tem cura permanete, outra duvida, isso poder levar a morte do cachorro? por Jhony em SAÚDE ANIMAL - Rachaduras nas patas/nariz dos cães

Resposta:
Olá, a rachadura pode ser apenas superficial, se você hidratar/lubrificar esse tecido.
Passe vaselina líquida ou cápsula de vitamina E (rompa a cápsula e passe o óleo que tem dentro).
Em poucos dias deve melhorar, se for muito severa, uma semana.
Porém, se essas rachaduras estão acompanhadas de feridas, pode ser sinal de uma doença cujo sinal é dar uma dermatite (ferida na pele), por exemplo. Há, inclusive, doença graves que fazem com que apareçam feridas na pele (como leishmaniose). Veja bem, não estou dizendo que há uma doença (isto só um veterinário poderá te dizer), mas rachadura + ferida PODE indicar algo mais sério do que uma mera rachadura, ressecamento (que é algo relativamente simples).
As rachaduras para serem tratadas com esse tipo de hidratação e lubrificação devem ser superficiais, sem presença de sangue, corte profundo, ferida. Se for caso de ferida, então você deve investigar o que ocorre, leve a um veterinário, pois se for algo mais grave, quanto antes for diagnosticado, melhor.
Com relação a levar à morte, tudo dependerá do diagnóstico.
Se for apenas ressecamento, uma boa lubrificação do local deve controlar (talvez ele tenha sempre, algumas raças têm predisposição para isso, tem que controlar, sempre passar um óleozinho).
Em caso ser sinal de outra doença, então você terá que tratar dessa doença e o veterinário irá te informar quais as chances de tratamento, cura etc.
Em todo caso, feridas abertas (por qual motivo for) são portas abertas para bactérias e levar a infecções, por isso sempre tome cuidado quando houver ferida, mesmo que não haja alguma doença que esteja a causando, elas tem que ser tratadas, limpas, cuidadas!
Boa sorte e volte para dizer como resolveu a situação!


3 comentários:

  1. Olá boa tarde
    Tenho um filhote 54 dias e o nariz está ressecado sem rachaduras, posso passar manteiga de cacau?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor um pinguinho de azeite de oliva virgem.

      Excluir
    2. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/08/caes-nariz-ressecado.html?m=1

      Excluir