terça-feira, 2 de outubro de 2012

DÚVIDA - Galinha com ovo entalado (virado)

Pergunta:
Olá amigo uma das minhas galinhas da raça light sussex está com ovo obstruido há alguns meses, a coacla dela está exatamente como a da imagem da ave deste post. Me indicaram passar salmoura e óleo, fiz este procedimento mas ela faz muita força e o ovo não sai. Ela é uma ave muito dócil tenho receio que a situação se agrave. Neste caso o que vc me indica a fazer? E como fazer? Um abraço! Parabéns pelo blog! por Alan Amaral em GALINHAS - DOENCAS - DISEASES - Ovo virado

Resposta:
Alan, tem certeza que é caso de ovo entalado? Essa situação é um tanto séria, uma galinha não resistiria meses com um ovo preso na cloaca!
Eu sugiro que leve a um especialista ou mesmo veterinário.
O procedimento de extração de ovo preso é bem delicado, exige habilidade especial da pessoa que faz, pois se o ovo quebrar, a ave morre!
Há um remédio comercial (a base de um hormônio) indicado para expelir o ovo, mas só um veterinário pode receitar!
Uma informação a título de curiosidade: alguns criadores (de aves ornamentais principalmente, cujos exemplares são caríssimos), e têm muito conhecimento no assunto e sabem bem sobre manejo, costuma usar óleo de rícina (como purgante e no local), para facilitar o procedimento de extração, porém não recomendo que você faça se não tem grande conhecimento de causa.
Acho que vale a pena tentar tratar essa galinha, leva a alguém que saiba fazer esse procedimento com segurança!
E, na pior das hipóteses (não for possível) insista na água morma - sem sal, besunte com algum óleo próprio o local com MUITO cuidado, como uma lubrificação, mas não faça qualquer pressão, pois NÃO PODE ESTOURAR!
Dê uma lida nesse livro digitalizado (página 51) que fala do assunto, é sobre criação de bicudos e curiós, mas o procedimento é o mesmo:
Boa sorte e, se puder, volte contar como resolveu!

12 comentários:

  1. Eu fui pegar minha galinha hoje ,e nao vi que ela queria botar ,entao ela nao botou e ta meio triste ,ja perdi uma galinha assim ,e nao quero perder outra isso aconteceu hoje .o que eu devo fazer?? serei muito grato Erick.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em :
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/02/duvida-galinha-triste.html

      Excluir
  2. Urgente ! Minha galinha garnizé branca vai botar o primeiro ovo, este então não sai da cloaca, e esta toda inchada a cloaca. Estou com muito medo pois a cloaca esta pequena e ela não consegue botar, um amigo deu vacina para febre e infecção, e tentou tirar o ovo mas saiu um monte de sangue e ele não conseguiu, parece que ela tem uma pelesinha que o ovo não sai ! Me ajudem por favor 1 Ela é muito mansa e não quero perde-lá ! Mas não tenho muito custo financeiro e não conheço nenhum veterinário, e mesmo se conhecia não ia ter $ o suficiente ! E alimento ela com ração comprada que meu vizinho me dá, ! Me ajudem por favoooor ! :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/09/duvida-cloaca-inchada.html

      Excluir
  3. Minha galinha hoje cedo estava com a cloaca toda para fora e um ovo preso na ponta. Conseguimos tirar o ovo sem quebrar mas a cloaca não voltou. O que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/10/galinha-cloaca-exposta-apos-retirada-de.html

      Excluir
  4. Considerando que criamos galinhas para comer, é possivel preparar a galinha com a cloaca exposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/01/galinhas-cloaca-exposta.html?m=1

      Excluir
  5. minha galinha brigou e agora nao consegue botar ovo o ovo estar na overa dela ja faz uma semana oque eu faco me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/06/galinhas-sera-ovo-virado-ou-cloaca.html?m=1

      Excluir
  6. Gente. Tenho uma franguinha e ela ta com ovo a 6 dias. E ela não coloca. Tô muito preocupado com ela não sei oque fazer, acho que é ovo virado! Oque eu faço. Me ajudem por favor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/07/galinhas-ovo-virado.html?m=1

      Excluir