domingo, 16 de dezembro de 2012

DUVIDA - Como cuidar de pintinhos recem-nascidos

Pergunta:
"Como cuidar de pintinhos recem nascidos?" por Edina e-mail: edinacorrea@gmail.com em AVES - GALINHAS - Doenças comuns e prevenção.
 
Resposta:
Edina, depende, se eles estiverem com a galinha(mãe) ou não (filhos de chocadeira).
Alimentacao para qualquer situacao: quirera (triturada bem fina) e racao para pintinhos (inicial).
Disponibilize agua fresca (em vasilhas baixinhas, para eles não se afogarem).
- Pintinhos com galinhas: você terá que interferir pouco, pois a galinha te o instinto materno que os protege, ensina-os a se alimentar, aquece-os sob suas penas. Sua parte fica por conta de mante-los num local abrigado de chuva, vento, seco, mas que ela possa leva-los ciscar na terra sob o sol.
- Pintinhos de chocadeira: o cuidado deve ser maior, pois você terá que providenciar o aquecimento dos pintinhos, vital nos primeiros dias de vida principalmente. Coloque-os num local (caixa ou gaiola), que não bata vento, nem sol direto, nem chuva, obviamente. Coloque uma lampada pendurada a uns 30cm do solo. Atencao: certifique-se que há espaço para eles se aproximarem ou se afastarem da luz conforme a necessidade de calor. Se o calor tiver muito intenso e não houver espaço para eles se afastarem da fonte, podem morrer por hiperaquecimento. A partir dai, controle a fonte de calor conforme o comportamento deles. Se estiverem bem abaixo da lampada, juntinhos, estão com frio, pode aproximar um pouco a lampada deles. Se estiverem bem afastados, podem estar com calor, afaste (erga) a lampada. O ideal é que estejam ciscando naturalmente, andando, nem muito próximos, nem muito afastados da fonte de calor. Conforme vão crescendo, a necessidade de calor diminui, sendo que quando estão mais empenadinhos (com asas bem aparentes, a troca de penugem por penas esta bem evidente), praticamente não há necessidade de aquecimento. Contudo, isso tudo depende do clima, estando em época de frio, cuidado redobrado. Em épocas quentes, eles terão menos necessidade de aquecimento.
De uma lida nas postagens abaixo, tratam do mesmo assunto:

89 comentários:

  1. A galinha abandonou um pintinho mas ele não anda como cuidar dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/09/duvida-pintinho-abandonado-nao-anda.html

      Excluir
    2. na minha opinião eu acho que:
      Se o pintinho está so sem a mãe vc deve é colocar ele em lugar q não tenha frio e alimentado e colocá-lo água para ele

      Excluir
  2. Tenho uns 4 pintinhos sem a mãe, preciso pôr uma lâmpada para aquece-los, de quantos watts tem que ser a lâmpada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/04/galinhas-como-aquecer-pintinho-sem-mae.html?m=1

      Excluir
  3. O que é melhor: criar os pintinhos com a galinha ou coloca-los num viveiro com lâmpadas? No viveiro o crescimento é mais rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/04/galinhas-criar-pintinhos-soltos-ou-em.html?m=1

      Excluir
  4. gostaria de saber quantos dias tira os pitinhos de uma chocadeira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/07/galinhas-retirando-pintinhos-da.html?m=1

      Excluir
  5. Bom dia, tenho 10 ovos galados de sedosa sendo chocados em uma chocadeira caseira a 20 dias, e todos colocados com dias de diferença. Ontem tive problemas com a chocadeira e os ovos ficaram cerca de 1 hora e meia sem luz, tentei colocar os ovos para a galinha mas ela os rejeita (chegou a ficar uns 20 minutos chocando, saiu e não voltou mais). O problema na chocadeira foi resolvido mas tenho medo de ter prejudicado os ovos. Pode ter acontecido algo? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/08/galinhas-perdas-na-incubadora.html?m=1

      Excluir
  6. minha garnize abandonou o ninho faz um tempo eu pequei um dos ovos da pra chocar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi. Você quer tentar salvar os ovos? Coloque em outra galinha choca ou chocadeira para continuar e concluir a incubação.

      Excluir
  7. ok vou tendar depois eu falo como foi

    ResponderExcluir
  8. qual o nome da vacina para pintinhos recen nascidos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/09/galinhas-vacinacao-para-pintinhos.html?m=1

      Excluir
  9. os pintinhos nao nasceram no dia marcado estou tentando de tudo URGENTE !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, aparentemente os embriões não resistiram a todos os fatores pelos quais passaram. Espere uns dias para descartam definitivemente os ovos. Tente abrir um para se certificar o que houve (se já passou dos 21 dias).

      Excluir
  10. ok vou abrir um dos ovos agora mesmo e vou te falar o que vi

    ResponderExcluir
  11. acabei de abrir e percebi que eles ainda estavam se formando , pelo menos eu tenho mais 3 ovos de garnize e eu vou cobrir eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o embrião estava vivo? Se sim, então ainda estavam em formação, não deu o prazo para nascerem. Não abra mais e aguarde. Se morto, houve algum problema no desenvolvimento.

      Excluir
  12. Ja coloquei a ração na caixa, ja coloquei agua fresca, ja coloquei a lampada para aquece-lo mas ele fica pulando tentando sair da caixa e quando o solto ele só fica no meu colo. O que eu faço para que ele fique na caixa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/11/galinha-pintinho-manso-que-nao-fica.html?m=1

      Excluir
  13. socorro um pintinho prematuro. ..fui no ninho e o ovo estava com metade no pinto ainda parece que o cordão ainda esta na barriga dele e tem líquido na outra metade...o que devo fazer...Esta numa caixa com uma lâmpada coloquei um termômetro manteve 36 graus...devo dar comida pra ele ou não? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja a resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/01/galinhas-pintinho-prematuro.html?m=1

      Excluir
  14. Tenho uma galinha preta que deu 10 pintinhos, confinei-os, pois aqui na chácara há muitos predadores, às vezes não se salva um, gostaria de saber quanto tempo devo mante-los com a mãe, já que ela faz o maior escarcéu quando os separamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/01/galinhas-quando-separar-pintinhos-da.html?m=1

      Excluir
  15. Tenho uma galinha preta que deu 10 pintinhos, confinei-os, pois aqui na chácara há muitos predadores, às vezes não se salva um, gostaria de saber quanto tempo devo mante-los com a mãe, já que ela faz o maior escarcéu quando os separamos.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite acabei de pegar um pintinho ainda na casca tirei ele da casca e coloquei ele no algodão quero saber como faço para salva-lo por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/04/galinhas-pintinho-novo.html?m=1

      Excluir
  17. Boa noite acabei de pegar um pintinho ainda na casca tirei ele da casca e coloquei ele no algodão quero saber como faço para salva-lo por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/04/galinhas-pintinho-novo.html?m=1

      Excluir
  18. Oi gostaria de saber se tem outra forma de aquece-los (tipo sem a lampada) e também com quanto tempo eles crescem de pintinho para galinha/galo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/05/galinhas-aquecer-pintinho-sem-lampada.html

      Excluir
  19. Olá estou com uma dúvida, estou criando um pintinho em casa pois ele está com um problema em uma de suas perninhas.
    Não sei bem como explicar mas é como se ele andasse em cima do "tornozelo" ao invés de apoiar a pata no chão. Com isso enquanto ele estava com a galinha criou ferida nessa parte e agora anda com mais dificuldade, não conseguindo ficar com a galinha pois não a acompanha. O que fazer pra que ele ande normalmente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/06/galinhas-problema-na-pata-de-pintinho.html?m=1

      Excluir
  20. Hoje nasceu nosso primeiro pintinho de chocadeira. A luz durante dia e noite inteira nao atrapalha o pintinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/06/galinhas-aquecimento-de-pintinhos.html?m=1

      Excluir
  21. Os pintinhos nasceram e a galinha os abandonou. Mas eles estão infestados de piolhos. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/08/galinhas-como-combater-piolhinhos.html?m=1

      Excluir
  22. Estou criando pintinho em um viveiro mas todo estao com fezes grudadas no anus e dois ja moreram tem algum remedio q poso dar p eles urgente eles comem racao propria de crescimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/09/galinhas-fezes-na-cloaca-de-pintinho.html?m=1

      Excluir
  23. Olá, meu pintinho nasceu ontem de dia! Agora ele fica piando muito e está desesperado por não conseguir andar, já que uma patinha dele está mole!!! Não sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/10/galinhas-pata-de-pintinho-sem-movimento.html?m=1

      Excluir
  24. Olá.
    Tenho uma pequena criação de galinhas.
    Ontem nasceram 40 pintinhos da chocadeira, todos normais e ativos. Mas um nasceu e até agora não está andando, só fica com a cabeça baixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/10/galinhas-pintinho-de-chocadeira-nao-anda.html?m=1

      Excluir
  25. Olá, estou com dúvidas. Ganhei um galo e uma galinha brama e a galinha botou 12 ovos, não tirei nenhum, deixei para que fosse um processo "natural" por enquanto nasceram 4, um em cada dia, mas o segundo deu a impressão de que não conseguiu sair do ovo, pós quando via ainda estava com a maior parte do corpo dentro do ovo e sem vida... Os outros dois que nasceram depois parece que nasceu sem um olho e bao resistiram e o 1 que parecia estar bem da a impressão que foi esmagado pela galinha. Pois bem o que faço? Não quero perder os outros que acredito que ainda vai nascer. Espero uma resposta rápida para tentar salvar pelo menos 1. Espero que possam responder o quanto antes. PS.: nunca criei galinha e estou gostando de criar, mas se for pra ver eles morrendo vou parar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/10/galinhas-pintinhos-brahma-morrendo.html?m=1

      Excluir
  26. Olá, eu tenho um pintinho e crio ele em uma gaolinha. Ele já está meio grande, mas hoje acordei e percebi que ele parecia meio fraco. Ainda tem partes do corpo sem penugem e ele deita quase de lado. Além de que parece que uma asa ela deixa mais caída que a outra. Peguei um outro pintinho pra lhe fazer companhia, seus altos piados pararam, mas não sei o que fazer. Isso é normal?

    Obs: Eles comem e bebem bem.

    ResponderExcluir
  27. Leia:
    http://ilcagnolino.blogspot.com/2016/12/galinhas-pintinho-deita-de-lado.html

    ResponderExcluir
  28. Izabel Cristina Damico Ribeiro8 de fevereiro de 2017 às 19:03

    Izabel 08 de fevereiro de 2017,Acabou de nascer um pintinho cego como trato dele urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/02/galinhas-pintinho-cego.html?m=1

      Excluir
  29. Pessoal tenho varios pintinhos aqui em casa.. Porem esses dias encontre um caido machucado nem andava direito.. E os outros pintinhos estavam bicando e pisando nele.. Entao tirei ele de la e cuidei dele.. Agora ele esta andando comendo, esta muito bem.. Decidi voutar ele com os outros pintinhos.. Coloquei ele la mais os outros pintinhos ficam bicando ele e arrancando as peninhas dele... Nao deixam ele se inturmar.. Tenho medo que matem ele.. P que eu faço? Me ajudem por fabor pois nao quero que ele morra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/02/galinhas-pintinhos-se-batendo.html?m=1

      Excluir
  30. Boa tarde. Tenho uma criação de Angolas no meu sítio. 5 machos e 5 fêmeas. Elas botam todas no mesmo ninho. Agora os pintinhos estão começando a nascer, mas deixando no ninho estão morrendo pois são bastante ovos de épocas diferentes e deixando na caixa também não estão sobrevivendo. E eu também não tenho chocadeira. Como devo cuidar deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/02/galinhas-como-criar-pintinho-dangola.html?m=1

      Excluir
  31. Porque que a galinha fica com o comportamento diferente quando ose pintinhos vão nascer?

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, gostaria de saber com quantos dias posso soltar os pintinhos no terreiro ? para eles se alimentarem sozinhos,
    Pintinhos de chocadeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/05/galinhas-quando-pode-soltar-pintinho.html

      Excluir
  33. Olá amigo(a) tem alguma vitamina para colocar junto com a ração,as minhas galinhas bota de vez enquando e outra coisa direito parece galinha de pé quebrado estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/08/galinhas-alimentacao-correta-adequada-e.html?m=1

      Excluir
  34. Olá, eu estou criando algumas aves e aconteceu que uma pata tentou abrir um ovo de galinha e eu consegui ver antes que ela a matasse e ele está aqui eu não sei como eu devo proceder. Ele é bem novo. Não anda, mal tem penas. Ele esta piando bastante. Quero fazer o possível para que ele não morra. Você tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/08/galinhas-pintinho-prematuro.html?m=1

      Excluir
    2. Certo, muito obrigado. Eu andei pesquisando, já havia deixado ele exposto a luz e já notei uma melhora. Vou seguir os seus passos quanto a forma de suprir energia dele. Novamento, muito obrigado!

      Excluir
  35. tiro pintinhos de chocadeira .e depois de um dias eles abrem a asa fica meio triste e morrem com o papo cheio.trato eles com a raçao gabi inicial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/09/galinhas-pintinhos-de-chocadeira.html?m=1

      Excluir
  36. Minha galinha estava chocando 8 ovos um nasceu e ja esta esperto aparentemente nasceu ontem outro ovo estava trincado e fui ajuda a sair porem ele estava bem franquinho e tinha muito sangue no ovo e muita gema tambem
    Agora resta 6 ovos porem ela levanta toda hora para busca o pintinho que nasceu (ele é muito esperto e quef andar o quintal todo com as outras galinhas ) estou preocupada que prejudique os outros ovos
    O que eu faço?
    Tiro o pintinho dela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/10/galinhas-o-que-fazer-com-ovos-que-nao.html?m=1

      Excluir
  37. tenho pintinhos caipira mas assim que nascem depois de uns dias enfraquecem e morrem o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/11/galinhas-pintinhos-nascem-e-morrem.html?m=1

      Excluir
  38. Olá,tenho alguns pintinhos que coloquei na chocadeira mais alguns estavam com dificuldade de sair do ovo então ajudei eles a sair mais agora o pintinho está fraco não anda e só pia estou preucupada se puder me ajudar obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/07/galinhas-pintinho-fraco.html?m=1

      Excluir
  39. Respostas
    1. Como se estivessem sentados. Pertinho uns dos outros. Se tiver fonte de calor, perto. Olhos fechados e cabeça um pouco para baixo ou não.

      Excluir
  40. Eu tenho uma garnize que esta chocando 8 ovos.Ja faz 15 dias que ela quase nao sai do ninho.Mas ela é bem pequena e ela aparentemente foi galada por um galo indio.Não sei se isso "deu certo".Por isso estou com medo de os ovos nao terem sido galados.Ela choca mesmo se não tiver esperma dentro dos ovos? Se sim falta quantos dias pra eles nascerem?Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/08/galinhas-galinha-choca-ovo-nao-galado.html?m=1

      Excluir
  41. olá, meus pintinhos acabaram de nascer, estão no ninho ainda com alguns ovos que ainda não nasceram. Fico com medo de por agua no ninho e eles derramarem la, como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos primeiros dias de vida, os pintinhos ainda tem o vitelo (gema) de onde se alimentava no ovo, é normal não comerem, nem beberem até a galinha sair do ninho com todos os nascidos.
      Não precisa colocar água imediatamente, mas deixe disponível água num recipiente raso para os pintinhos não se afogarem.

      Excluir
  42. ola,ganhei um pintinho te recém-nascido como eu alimento ele? e como eu mantenho o aquecido sem a lâmpada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu queria saber porque
      o meu pintinho não quer comer

      Excluir
    2. Coloque-o numa caixa de papelão com uma lâmpada amarela a uns 2 palmos de distância dele. Deixe água e ração inicial para pintinho.

      Excluir