quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

DÚVIDA - Descarte de ovo após incubação

Pergunta:
olá gente ... Minha galinha resolveu cometer suicidio e ficou 5 ovos que ela estava chocando, eu os peguei e fiz uma chocadeira com izopor luz coisa e tal um ovo estava rachado e eu jogei fora um eu quebrei por acidente e o outro eu resolvi quebra pra ver c tinha alguma coisa dentro e tinha merdão que eu fiz mas enfin ficou dois ovos
hoj um deles nasceu e o outro nao sera que ele ainda tem chance d nascer?


Resposta:
Olá, Thaim, puxa, que pena pelos ovos perdidos!
Olha, para descartar ovo com segurança aguarde uns 2 dias após o prazo de incubação. E aí vai depender de cada ave, pois cada espécie tem tempo de choco diferente.
No caso de galinha comum, a incubação dura 21 dias.
Uma opção que eu uso é quando colocar para chocar, marque a data nos ovos, para não esquecer e controlar os nascimentos. Marque com lápis comum.
Após esses 21 dias, certamente não irá mais nascer, por diversos fatores.
Mas mesmo assim, eu não vou quebrando ou jogando o ovo fora de imediato. Passados dias do prazo, prineiro eu balanço o ovo. Em ovos "vazios" (não galados, sem pintinho), ao chacoalhar, perceberá o conteúdo líquido e o ovo é mais leve. Ao contrário do que que tem pintinho (morto ou vivo), em o ovo é mais pesado (se você puder pesar numa balança de precisão verá essas diferenças de medidas) e o conteúdo não é líquido naturalmente, é denso, não "chacoalha", nem "faz barulho" (isso não significa que há pintinho vivo, são apenas inficações pela minha experiência).
Certa vez, eu fui descartas ovos velhos, de datas variadas. Não costumo abrir, jogo fora apenas. Porém naquele dia resolvi abrir para ver o que havia acontecido com cada um, porque não nasceram. Havia de tudo, não galado, embrião morto em vários estágios de desenvolvimento, ovo podre (esse é o tal "choco" e o cheiro é terrível e impregna em tudo!!!). Eu dou um pequena batidinha na parte menos pontuda do ovo (a de "baixo", digamos), que é onde fica a câmara de ar e por onde o pintinho começa a bicar a ovo e nascer. E, num dos ovos, quando fiz isso, veio um piado forte! Eu assustei e fui abrindo devagar! Havia um pintinho prontinho para nascer, já estava preparado para começar a quebrar o ovo! Então eu o recoloquei numa galinha choca! Provavelmente eu marquei o ovo depois de alguns dias que alguma galinha botou, ou seja, quando marquei ela já estava começando a desenvolver. Isso acontece muito, de galinha botar em ninho de outra que está chocando (por isso a importância de marcar os ovos) e quando tiramos, aquele ovo já estava começando a chocar!
Uma outra alternativa para tentar saber o que se passa dentro do ovo antes de quebrar é passar pelo ovoscópio. Não precisa ser um especial se não tiver, numa sala escura, ligue uma luz forte e coloque o ovo na frente. Muitas vezes é possível ver com detalhes, até o embrião mexendo (dependendo da fase de desenvolvimento). Eu já cheguei a ver o coração bater! Vou fazer uma postagem sobre isso mais detalhada!
Boa sorte, depois nos conte o que aconteceu e se tiver mais dúvida, fiwue à vontade!
Não se esqueça de manter as condições adequadas de incubação (temperatura ideal constante, umidade etc), pois se trata de chocadeira!



44 comentários:

  1. porque o ovo choaquala dentro quando estar sendo incubado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2014/10/duvida-chacoalhar-ovo-choco.html

      Excluir
  2. Qnd eu chacoalho o ovo e faz barulho, é sinal que o ovo está estragado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/07/galinhas-como-saber-se-ovo-esta.html?m=1

      Excluir
  3. Oiie ,meu nome é Daniel, nasceram pintinhos hoje mais sobraram dois ovos um eu peguei na mão e caiu e eu botei de volta o outro eu olhei pra ver se o pintinho tinha rachado mais não , estava normal ! Oque eu fasso com o que caiu ? Rachou quando caiiuu .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/12/galinhas-ovo-choco-rachado.html?m=1

      Excluir
  4. oi minha gainha botou 23 ovos e esta chocando mas sempre fica 4 ou 5 fora da asa! sera que eu posso pegaos e por na chocadeira manuau????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/12/galinhas-quantidade-de-ovos-chocando.html?m=1

      Excluir
  5. Olá! Por duas vezes encontrei ovos da galinha fora do ninho, jogados pelo galinheiro. Curioso é que o ninho está a uma altura considerável para afetar a casca de um ovo no caso de uma queda e os ovos encontrados estavam inteiros. Imaginei que poderia ser um bicho, mas o acesso para eles é restrito e por qual motivo não comeriam os ovos? Nesse caso, existe a chance das galinhas retirarem os ovos do ninho e porquê fazem isso?
    Obrigado,
    José

    ResponderExcluir
  6. Olá! Por duas vezes encontrei ovos da galinha fora do ninho, jogados pelo galinheiro. Curioso é que o ninho está a uma altura considerável para afetar a casca de um ovo no caso de uma queda e os ovos encontrados estavam inteiros. Imaginei que poderia ser um bicho, mas o acesso para eles é restrito e por qual motivo não comeriam os ovos? Nesse caso, existe a chance das galinhas retirarem os ovos do ninho e porquê fazem isso?
    Obrigado,
    José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique publicação:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/03/galinhas-ovos-fora-do-ninho.html?m=1

      Excluir
  7. Ola...coloquei ovos de indio giagante que comprei na ibternet e ovos das minha galinhas na mesma choacadeira .ja faz 21 dias e so os das minhas galinhas estao eclodindo o que aconteceu com os do indio gigante..sera q o periodo de incubacao e maior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/04/galinhas-chocar-ovos-comprados-pela-net.html?m=1

      Excluir
  8. Ola...coloquei ovos de indio giagante que comprei na ibternet e ovos das minha galinhas na mesma choacadeira .ja faz 21 dias e so os das minhas galinhas estao eclodindo o que aconteceu com os do indio gigante..sera q o periodo de incubacao e maior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publicado em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/04/galinhas-chocar-ovos-comprados-pela-net.html?m=1

      Excluir
  9. Olá tenho uma galinha que começou a chocar, quando deu 21 dias vimos que nasceu dois pintinhos, porém os outros ovos continuavam intactos... esperamos mais 3 dias, hoje quando fomos dar uma olhada percebemos que ela havia saído do ninho com os dois pintinhos e deixado os outros ovos... quando olhamos os ovos percebemos que ainda tinha pintinho vivo... ajudamos a quebrar os ovos e colocamos a galinha de volta no ninho... ela ainda permanece lá... será que ai vingar os ovos que ajudamos a quebrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/04/galinhas-ovo-ababdonado-no-ninho-com.html?m=1

      Excluir
  10. Hoje a minha galinha saiu com 7 pintinhos, só que um está machucado, não sei ao certo se foi a galinha que o machucou
    Peguei para criar, lavei o machucado do pescoço dele com sabonete e passei soro
    O que devo fazer para cuidar do machucado e dar comida e etc. Quero que ele sobreviva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/07/galinhas-ferimento-em-pintinho.html?m=1

      Excluir
  11. Sou iniciante,Estou com 30 ovos na chocadeira de índio gigante,segui o passo á passo pela internet dos criadores e fabricantes de chocadeiras, hoje faz 22 dias e não nasceu nenhum pintinho,esses ovos já pode ser descartados ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/07/galinhas-ovos-em-chocadeira-ha-mais-de.html?m=1

      Excluir
  12. Oi preciso muito de ajuda, coloquei 16 ovos na minha encubadora, 7 dias depois fiz ovos cópia eliminei 8 pois não estavam galados , eu os abri e vi que realmente no estavam!, em fim sobraram-se 8 , estes oito eu deixei até 21 dias , contudo dando 21 dias eles não haviam nascido , logo de manhã do vigésimo primeiro dia eu abri a parte de baixo do ovo onde contendo ar, e vi que estava vivo , eu muito inexperiente, resolvi abrir mais , e deixei ele bem aberto, e o pintinho piando , resolvo abrir outro no mesmo momento , em minha cabeça estavam sendo asfixiados lá dentro por não terem nascido ainda, este segundo que abri , tu há muito sangue mas logo porém morreu , exato eu parei naquele momento, e logo a tarde eu abri outro para saber , também estava vivo,não abri por completo, porém, não resistiu morreu. Hoje faz 22 dias , acordei agora de manhã e vi nenhum sinal de estarem vivos e nascidos , resolvi abrir a parte " do vento" , do ar , a parte de baixo, para ver o que havia acontecendo , e acredita que com 22 dias dentro do ovo ainda está vivos , um deles já aviamentos furado a bolsa para nascer , os outros demais estão dentro da bolsa apenas se mechendo , eu não quiz abrir a bolsa pois abri uma delas é saiu sangue , acho que pode ser prejudicial ao nascimento, então estão ali os 5 o com a cabecinha de fora e da uns pio de vez enquanto , os demais apenas se mechendo já estão com 22 dias e não sei mais o que fazer! Pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/08/galinhas-sobre-ajudar-pintinho-nascer.html

      Excluir
  13. Olá, meu nome é Cleane e estou com uma dúvida enorme. Hoje faz 23 dias que a minha galinha está chocado, nasceram 3 pintinhos 2 sobreviveram e um morreu embaixo dela, mas restaram 7 ovos que estão intactos, balancei uns 3 e ouvi um barulho denso, será que é o pintinho morto? deixo a galinha continuar chocando e espero ela sair sozinha ou tiro os ovos aos poucos, não sei o que fazer... Os pintinhos vivos já estão comendo ração e tomando água, estão espertinhos sobem em cima dela o tempo todo.. Aguardo ansiosa, Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/09/galinhas-ovos-chocos.html?m=1

      Excluir
  14. Ola se a pessoa ficar mechedo direto nos ovos DA galinha Sera q ainda vai nascer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/10/galinhas-mexer-nos-ovos-e-incubacao.html?m=1

      Excluir
  15. Bom dia tenho uma galinha que está chocando hoje faz 25 dias.pelo fato da demora resolvi quebrar um ,oq me surpreendeu foi qUE estava podre, embrião parcialmente formando. É possível que os restos dos ovos estejam podre?ou é possível haver pontinho?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/07/galinhas-como-saber-se-ovo-choco-esta.html

      Excluir
  16. Bom dia! Eu estou com sua galinha chocando, uma estava chocando 15 ovos e a outra 12, a de 15 ovos só nasceram 4 pintinhos, eu peguei um ovo e quebrei e tinha um pinto formado, eu peguei os ovos e coloquei para a outra galinha que tá chocando, no outro dia tinha um pinto, eu tirei o pinto, aí nasceram mais 5 pintinhos, eu tirei também, aí depois nasceram mais 5 e eu deixei com ela, só que ela ainda tá no ninho com os pintinhos com 3 dias, então eu peguei os ovos que estava com ela, tinha 6 ovos, um estava estragado(cheiro insuportável) e um tava com um buraco, então eu comecei a quebrar é o pinto nasceu vivo e depois morreu, então eu peguei os ovos e coloquei com ela de volta e tirei os pintinhos dela, um ovo dos ovos estava frio já, será que os pintinhos vão vingar? E os pintinhos que eu tirei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/08/galinhas-trocas-ovos-chocos-de-galinha.html?m=1

      Excluir
  17. Olá olha eu novamente , mandei uma mensagem pro blog no dia 06 pq tinha trocado os ovos infesteis Da minha galinha por ovos galados de Nagazaki .... Enfim vc me ajudou muito....
    Hoje eu volto pq tenho uma outra dúvida, nessa sexta (dia 25/08) à noite começou a nascer os pintinhos antecipado com 19 dias, coloquei 14 ovos Nagazaki nasceram 7 da sexta à noite pro sábado, e ficaram 7 ovos ainda chocando, hoje que completaria 21 dias eu fui novamente dar uma olhada e não nasceu nenhum , resolvi fazer ovoscopia , desses 7 ovos três não eram galados eu tirei e os outros 4 eu consegui ver que tá todo preenchido, pesado e vejo a parte de ar dentro . A dúvida é, o que eu faço ? Eles começaram a nascer na sexta à noite esperei até ps 21 dias com esperança de nascer o restante mas até agora nada , é a hora de tirar a galinha do linho com os filhotes ? Ou eu aguardo mais pra saber se ainda nasce.
    Minha preocupação é deixar e os filhotes ficar esse tempo todo sem se alimentar direito e terminar ficando fraco . Coloquei uma vazilhinha com ração próximo ao ninho eles estão bem esperto comendo e ela tb . Qual o momento certo pra descer eles e abrir os ovos restante ????

    Fico no aguardo ansiosamente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é o momento de intervir para tentar salvar os pintinhos.
      Leia tudo dessa postagem:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/09/galinhas-tudo-sobre-eclosao-quando-e.html?m=1

      Excluir
  18. Coloquei 13 ovos de galinha combatente em uma choradeira caseira,e o primeiro pinto nasceu com 22 dias. Ha possibilidades dos outros nascerem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde mais uns 2 dias. Em todo caso, faça ovoscopia nos ovos antes de descartar. Pesquise aqui no Blog como fazer ovoscopia. Boa sorte!

      Excluir
  19. Sou iniciante fiz uma chocadeira de papelão com tudo que pedia coloquei nove ovos um notei que esta bem pesado e a parte do oxigênio do ovo perfeito aparece por dentro esta bem escuro já deu 21_dias ainda nada fiz a ovoscopia não da pra vê pois e muito escuro e percebi antes de coloca na chocadeira tinha duas gemas sera que esta choco não tem cheiro a casca esta brilhando e a finando? Me ajude ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, muito difícil dar certo de primeira em chocadeira artesanal. Espere mais uns 3 dias e abra o ovo.

      Excluir
  20. Ola minha galinha esta chocando 12 ovos
    Ontem nasceu 1 pintinho sera que nasce mais ainda tem 11 ovos la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 24 horas devem nascer todos.
      Mas antes de descartar faça ovoscopia, pesquise como fazer aqui no Blog!

      Excluir
    2. Nasceu mais 1 fiz ovoscopia e tem 5 vom pintinho mais mao nasceram

      Excluir
    3. Então é o caso de ajudar. Procure aqui no Blog na caixa de Pesquisa a postagem Guia sobre eclosão.

      Excluir