segunda-feira, 1 de abril de 2013

DÚVIDA - Pintinho não come

Pergunta:
URGENTE!!! Há 3 semanas meu marido trouxe um pintinho recém-nascido “rejeitado” pela mãe da fazenda. O problema é que esse pintinho não come sozinho e nem “bica” nada. Se eu não abrir o bico dele e enfiar a comida e água, ele não come nem bebe. Outro fato é que ele não cisca, por mais que eu coloque ele sobre a terra. Nada chama a atenção dele. Já coloquei umas formiguinhas vivas perto dele e nada. Ele não é cego porque quando vamos chegando perto dele (mesmo em silêncio) ele se assusta. Ele já tá ficando grandinho e não faz nada por si próprio a não ser piar sem parar. Já me disseram que pode ser problemas no bico, mas não vejo nada de anormal nele. O QUE EU FAÇO??? Por Ana Cláudia Ramos São Joaquim do Monte/PE E-mail: ana25ramos@hotmail.com em DUVIDA - Alimento para pintinho novo





Resposta:
Ana Cláudia, nas primeiras horas (24 até umas 48h) o pintinho tem reserva do vitelo (gema), que era o que o alimentava dentro do ovo e não tem problema se ele não comer nesse primeiro momento.
De imediato, procure mantê-lo aquecido, que é o que a mãe faria e ele só precisa disso para sobreviver nessas primeiras horas.
Já escrevi sobre como fazer isso aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui. Leia todas essas postagens, explico nos mínimos detalhes.
Feito isso, o esperado é que ele se acalme, durma e logo se sinta confortável (e com fome, pois a reserva acabará) para ciscar.
Se, mesmo após todo o procedimento feito, você deve evar a um especialista, pois pode estar doente, enfraquecido e precise de cuidados especiais. Mas, em princípio, se seguir as recomendações como expliquei, ele tem grandes chances de crescer saudável!
Tente e volte contar o que houve!

10 comentários:

  1. Agradeço sua resposta, mas infelizmente ela não me ajudou muito, visto que o meu pintinho tem 3 semanas, já está mudando as peninhas e está bem grandinho e com vigor, embora ele não se alimente sozinho e eu tenha que fazer isso por ele. A sua resposta à minha pergunta foi pra pintinhos recém-nascidos (24h ou 48h). Quanto à questão de aquecimento, está tudo ok. Ele dorme bem quando aquecemos. Inclusive SEMPRE coloco ele no sol, perto da areia e de plantinhas, mas ele não tem nenhuma reação de querer ciscar ou “bicar” alguma coisa. Já me falaram que poderia ser um problema no biquinho dele e me disseram até pra queimar a pontinha do bico. Achei isso terrível e cruel. Não vejo nada de anormal no biquinho dele.
    A cidade que moro é muito pequena e não tem nenhum especialista que eu possa pedir ajuda, por isso, estou vasculhando a internet, mas, infelizmente, não consigo resposta pra essa questão.

    Agradeço a sua atenção.
    Ana Cláudia Ramos

    ResponderExcluir
  2. a partir de q idade posso deixar os pintinhos soltos num sitio sem aquecimento especial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiverem totalmente empenados, sem pluma, com peninhas mesmo!

      Excluir
  3. Nasceu dois pintainhos da chocadeira já estão com 4 dia mais não anda o certoanda o com as patas abertas arrastando no chão o que será não para de piar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/09/galinhas-pintinho-de-chocadeira-nao-anda.html

      Excluir
  4. Meu pintinho nao come , yem alguma comida liquida q eu poderia estar dando p ele , o valor do cobertor e suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ver porque não come! Parece estar doente, e então não comerá nada.

      Excluir
  5. Que resposta mais sem nexo. Me espantaria se tivesse ajudado alguém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responde o nexo então. Aguardo sua expertisse.

      Excluir